VISTORIA DE VEÍCULOS OBRIGATÓRIA EM TODO PAÍS



A maior frota de veículos que circulam no Rio de Janeiro e São Paulo hoje pertecem a outros estados, isso acontece porque muitos consumidores, que ao meu ver são livres mesmo para comprar seu veículo onde quiserem, encontram atrativos para o fazerem, as aliquotas de IPVA são bem menores além da dispensa de participarem das vistorias, porém um maior rigor no controle da poluição do meio ambiente vai obrigar todos os carros enfrentarem as vistorias para licenciamento anual, atualmente cumpridas só pelo Rio e São Paulo.

A questão é se preparar para levar o caramgo para fazer vistoria em outro estado mesmo. Pois o mais importante nesse caso é colaborar com meio ambiente, isso sim irá fonercer uma melhor qualidade de vida.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou ontém (20) uma resolução que torna obrigatória a inspeção veicular em toda a frota do país.

A resolução do Conama determina que todos os estados e municípios com mais de 3 milhões de veículos serão obrigados a ter um plano de inspeção veicular, que deve ser apresentado em até 12 meses após a publicação na norma no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a regra valerá para todos os “veículos automotores, motociclos e similares, independentemente do combustível que utilizem”. A inspeção poderá ser feita por amostragem, ou seja, não necessariamente toda a frota em circulação passará pela vistoria. Sem a inspeção, os veículos não poderão obter o licenciamento anual.

A expectativa da área ambiental é que a obrigatoriedade da inspeção veicular reduza as emissões de poluentes, intensificadas pela falta de regulagem e manutenção de motores.
Fonte:AGB


Comentários