A forte onda de calor nos dias de hoje




Olá amigo leitor, como diria o jargão “a chapa ta quente”...

A ação do homem sobre o meio ambiente tem variado ao longo da história, em função de fatores diversos de ordem econômica, social e cultural. Algum tempo atrás, digo ao um bom tempo, o impacto sobre o ambiente era pequeno porque o homem formava populações modestas e tecnologicamente pouco desenvolvidas.

Nos dois últimos séculos a suposição de que o crescimento econômico ilimitado era indispensável criou uma visão unilateral de desenvolvimento baseada principalmente no volume da produção material, não levando em conta a qualidade de vida, nem a distribuição social da produção.

A revolução industrial trouxe uma nova realidade sócio-econômica, apoiada na produção capitalista. Desde então o processo acelerado de industrialização vem exercendo um violento impacto sobre os sistemas naturais, por ser altamente consumidor de energia e de matérias primas, além de grande produtor de resíduos tóxicos.

Partindo do princípio que toda ação tem uma reação, vemos a natureza sobrecarregada, atualmente os desmatamentos, os grandes aterros, barragens, a descarga de poluentes na atmosfera, na água e no solo provocam essa degradação ambiental e daí a forte modificação do ritmo climático, umidade excessiva e temperaturas altas.


É bom lembrar que a Terra tem capacidade limitada para sustentar a humanidade e essa capacidade está diminuindo irreversivelmente em inúmeras regiões. Usando um sentido amplo, a poluição é um mal que precisa ser combatido, pois ela é responsável na mudança dos fatores ambientais, tão prejudiciais aos seres vivos.


Comentários: Washington Luiz
Fonte Bibliográfica: Biologia/ Demétrio Gowdak-Neide S.Mattos




Comentários