Dia Internacional contra corrupção

Imagem divulgação Revista Veja

Olá gente! Hoje é o Dia Internacional contra a corrupção, e claro não poderia deixar passar em branco essa data. Alguns brasileiros tem motivo de sobra para comemorar, natal perto, bolso cheio...em fim que se dane o resto né.

É só lembrar-mos, e nem precisamos viver de passado, afinal, parece que sempre surge um novo escândalo de corrupção no País. Como o que chocou os brasileiros na semana passada: o mensalão do Distrito Federal, farta distribuição de propinas pela qual o governo local aparentemente comprava apoio de políticos locais. A corrupção tem origem secular no Brasil, afirma o promotor Ghizzo Neto. "No passado, a Península Ibérica se pautou pela prevalência da cultura patrimonial", diz. "Em maior ou menor grau, acabamos perpetuando essa herança."

A banalização de determinadas atitudes cotidianas também acaba servindo de incentivo a que mais pessoas reproduzam ações corruptas, em um ciclo vicioso. "Sempre achamos uma justificativa para satisfazer nossos interesses pessoais antes dos coletivos. Então dizemos: 'todo mundo fura fila', 'todo mundo ultrapassa o sinal vermelho', 'todo mundo joga lixo no chão etc'", diz o promotor.

De acordo com levantamento feito pela BBC Brasil, o país chegou a melhorar sua posição em alguns rankings – em geral porque os institutos ampliaram o número de países avaliados, incluindo governos menos democráticos e transparentes.
Em termos absolutos, porém, não houve melhora das notas obtidas pelo Brasil nos últimos anos.

No Índice de Percepção da Corrupção divulgado anualmente pela ONG Transparência Internacional e considerado um dos principais indicadores, a nota do Brasil caiu de 4,1 em 1999 para 3,7 este ano.

O levantamento é feito com base na percepção de especialistas e empresários locais sobre o grau de corrupção na esfera pública de seu país. Pontuações abaixo de 5 indicam problemas sérios de corrupção.

Outro indicador que mostra a piora do desempenho brasileiro é o Índice de Liberdade Econômica, elaborado pela Heritage Foundation. Segundo a edição de 2009, o Brasil está 35% “livre da corrupção”, praticamente estável em relação a 1999, quando o índice era de 36%.

Já segundo um indicador do Banco Mundial – que considera não apenas a percepção, mas dados coletados em mais de 200 países que indicam o nível de combate à corrupção – o Brasil manteve-se praticamente estável de 1998 a 2008.

Edição:Washington Luiz / Fonte:BBC-Brasil e Veja

Comentários

  1. os politicos sao corrupitos pq a população o tmb é ou é estupida... enquanto milhares brigam em frente a estadious de futel...quantos foram para frente do congresso brigar e enfretar a policia lá, quando saiu esse escadalo das meias... o brasileiro é isso. parece q faz parte da cultura,, os politicos roubar ..

    por isso que o governo nao investe em educação...e apoiam leis que favorecem eles mesmo....

    mas que tá realmente exposto a violencia é o pobre...o rico tem seus segunraças seus bairros nobres...e suas leis.

    tudo é muito injusto e so o povo poderia mudar isso, mas estão preucupados com o titulo do flamego.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.