Vigilância Sanitária busca amendoim contaminado


Fiscalização atua em Campos dos Goytacazes - Cumprindo a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a equipe de fiscais do setor alimentício começou inspecionar os supermercados e mercearias para retirada imediata de circulação do amendoim da marca Anchieta, lote 33 C8, cuja data de validade vai até 25/02/2010.

Após examinar laudo emitido pelo Instituto Octávio Magalhães, onde ficou constatada excesso de aflatoxinas substância produzida por um fungo bastante disseminado na natureza. O fungo afeta diversos tipos de culturas agrícolas, que se tornam a fonte primária de contaminação.

O consumo do produto contaminado por altas concentrações de aflatoxina pode produzir danos ao fígado, como necrose e cirrose hepática. A Resolução RDC 274/2002, da Anvisa, estabelece os limites admissíveis da substância para o amendoim e outros produtos.

Alimentos como o leite e o amendoim podem apresentar teores da substância prejudicial à saúde. O produto está suspenso por 90 dias, até que a Indústria de Milho Anchieta Ltda, de Belo Horizonte (MG), apresente novo laudo de análise.

Durante vistoria, realizada em 15 estabelecimentos, a fiscal Beatriz Boonen disse que não encontrou o amendoim Anchieta. "O produto sujeito a interdição cautelar não foi encontrado. As marcas encontradas foram Pachá, Chinezinho, Granfino, Hikari, Yoki, Tania e Pereira.

As vistorias seguirão durante esta semana e solicitamos ao consumidor que, caso encontre o produto, entre em contato imediatamente com ANVISA, através do telefone 27250475.


Edição: Washington Luiz / Fonte: PMCG

Comentários

  1. AGRADEÇO A VOCES PELA DIVULGAÇÃO DA MATERIA SOBRE O AMONDOIM CONTAMINADO - PEÇO QUE ENCAMINHE PARA OS JORNAIS E TELE JORNAIS PARA DIVULGAÇÃO POIS O ASSUNTO E MUITO GRAVE PARA A NOSSA SAÚDE
    MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO.
    HELDER
    MINAS GERAIS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.