Os royalties do petróleo são para seus produtores

Foto:César Ferreira
Com propósito de mobilizar os municípios produtores de petróleo na defesa dos recursos destinado ao desenvolvimento e reconstituição dos danos ambientais nas regiões exploradas, a prefeita Rosinha Garotinho que também é presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) solicitou em caráter de urgência uma reunião onde esclareceu as lideranças políticas e sociedade civil organizada a real situação de ameaça que o município enfrenta.

Hoje em nível macroeconômico aprovar a emenda do Deputado Federal Ibsen Pinheiro, que prevê a redistribuição dos royalties seria uma catástrofe. O município iria perder R$ 1 bilhão repentinamente. Para se ter uma idéia da dimensão desse quadro basta observar que são esses recursos que permitem a realização de obras que geram vários empregos, que por sua vez movimenta o comércio, outro setor empregatício. Há também investimentos na educação de nível superior com um grande contingente de estudantes que fazem uso das bolsas de estudos financiadas pela prefeitura, sem contar com a saúde que vai sofrer muito. Explicou a prefeita.

Sendo assim ficou acertada para o dia (04/03), na próxima quinta-feira a realização de um ato público denominado “Royalties para quem produz”. Com a participação de todos, autoridades da região e sociedade civil o manifesto popular visa mostrar que os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo estarão arruinados diante da aprovação dessa emenda.

Por: Washington Luiz

Comentários