Argentinos e ingleses uma contenda por petróleo de “araque”


Depois do recente episódio de desavença entre Inglaterra e Argentina por conta das Ilhas Malvinas, após um mês do ocorrido à empresa do setor petrolífero British Petroleum relatou ser decepcionante a primeira prospecção de petróleo encontrado na ilha.

O petróleo encontrado é de baixa qualidade, de acordo com a empresa. A informação causou uma queda de 48% nas ações da petrolífera na Bolsa de Londres, de acordo com agência argentina de notícias Telam.

A exploração de petróleo na Zona Econômica Exclusiva das Ilhas Malvinas provocou uma nova tensão entre argentinos e ingleses. Em meados de fevereiro, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, reagiu à decisão do governo inglês de explorar petróleo na região.

Por ordem da presidente, as embarcações estrangeiras que quiserem transitar em águas argentinas só poderão fazê-lo mediante autorização oficial. A medida dificulta o abastecimento das empresas inglesas e dos moradores do arquipélago.

Hoje (29) a empresa British Petroleum anunciou que o primeiro poço explorado deu apenas uma pequena quantidade de óleo e de baixa qualidade. A Desire Petroleum aguarda ainda para esta semana os resultados de mais análises para decidir se quer continuar a perfuração e exploração.

Pelas estimativas da empresa inglesa Desire Petroleum, proprietária da plataforma Ocean Guardian, há uma reserva potencial de petróleo de mais de 3,5 bilhões de barris. A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que o preço do barril alcançará os US$ 100 até o final deste ano e será mantido em níveis elevados. Por isso, os especialistas afirmam que, mesmo mantida a decisão argentina, ainda compensa investir na exploração do setor.

Desde o século 19, argentinos e ingleses disputam a soberania das Malvinas. Em 1833, os ingleses assumiram o controle sobre as ilhas. Em 1982, os argentinos invadiram o arquipélago e houve um conflito armado com os ingleses – os primeiros saíram derrotados.

Edição e comentários: Washington Luiz Fonte: EBC

Comentários