Ciro Gomes é retirado da corrida presidencial

POLÍTICA

A Executiva do PSB aprovou com 20 votos favoráveis a retirada da candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência.

Segundo integrantes do partido não houve discussão sobre as negociações entre o partido e o PT nos Estados, mas reservadamente esperam que ocorra algum avanço para as próximas semanas. Ciro não participou da reunião.

Na semana passada, Ciro criticou a pressão do presidente Lula para que o PSB retirasse sua pré-candidatura. Lula defendia a união da base em torno da petista Dilma Rousseff. Em entrevista ao portal iG, Ciro disse que Lula “viajava na maionese” e se achava o “todo-poderoso”. Desde então, Ciro vem dizendo que o pré-candidato tucano José Serra é mais preparado que Dilma para a disputa.

Apesar das críticas, o Planalto evitou rebater Ciro. Dilma chegou a elogiá-lo ontem. O chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, afirmou que Ciro foi um homem “leal” ao presidente, por isso suas palavras não foram mal interpretadas pelo Planalto.

Dilma Roussef não comentou ataques de Ciro

Empenhada em evitar novos atritos com o PSB do deputado Ciro Gomes, a pré-candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, seguiu ontem a estratégia traçada pelo comando de sua campanha e não comentou os recentes ataques do antigo aliado. “Ciro é um ser humano com qualidades e, para mim, sempre foi um parceiro”, afirmou Dilma, minutos antes de participar, no Senado, do Congresso dos Sindicatos de Transportadores Autônomos de Carga.

Questionada sobre a nova estocada de Ciro, que definiu o PMDB como “um ajuntamento de assaltantes”, Dilma desconversou. “Eu acredito que Ciro sempre esteve ao nosso lado e espero que volte a estar de forma mais próxima agora”, disse.

No discurso aos caminhoneiros, Dilma disse: “Tenho certeza que vocês não vão permitir a volta do atraso e da estagnação. (...) O Brasil precisa impedir a volta da política da roda presa que colocou o país no acostamento e que nos paramos com ela. O país está crescendo e vocês não podem parar”.

Edição: Washington Luiz / Fonte:Clicrbs

Comentários