Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

SAÚDE
Momento Verdadeiro
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à doença é nesta segunda-feira (26); boa alimentação e exercícios são importantes.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é nesta segunda-feira (26). A doença é silenciosa e quase não apresenta sintomas. Para chamar a atenção da população, profissionais ligados à Sociedade Brasileira de Hipertensão, em Pernambuco, fazem, na manhã desta segunda, atendimentos gratuitos no parque da Jaqueira, no Recife.

“É importante a prevenção e atenção. É uma doença de vasos sanguíneos, e os problemas acontecem de forma silenciosa. Daqui a 10 a 15 anos, se você não previne, pode ter complicações. As pessoas não atentam para as condições de risco, como ter parente hipertenso, fumar, ou ingerir bebida alcoólica em excesso. É preciso medir a pressão uma vez por ano, se for 12 por 8. Até 14 por 8, duas vezes. Mais que isso, tem que tratar de forma efetiva”, disse a presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão em Pernambuco, Ângela Santos.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, fazer exercício não traz malefícios para os hipertensos. “Durante a atividade física, é interessante fazer alongamentos. Estando com a pressão controlada, não há nenhum problema”, contou o professor de educação física, Gleiber Montenegro.

A alimentação é outro ponto importante. “É bom dar preferência para alimentos com fibras solúveis, como aveia e granola, por exemplo. Os alimentos industrializados apresentam quantidade de sal muito elevada”, explicou a nutricionista Roberta Barreto.

Edição: Washington Luiz / Fonte:P360Graus

Comentários

  1. Olá blogueiro!
    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.