Toyota faz acordo com governo e vai substituir tapete do motorista

UTILIDADE PÚBLICA
Reprodução
Depois que o Ministério Público de Minas Gerais proibiu a venda do Corolla no Estado por problemas no acelerador, a Toyota fechou ontem acordo com o governo federal e vai anunciar recall em todo o país. A montadora vai convocar nos próximos dias donos do modelo Corolla para a substituição do tapete do motorista.

O problema envolve os modelos fabricados a partir de abril de 2008. A Toyota confirmou a reunião com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, mas não informou o número de veículos envolvidos. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 107.436 unidades do Corolla no país entre 1º de abril de 2008 e 31 de março de 2010.

Há reclamações de usuários que tiveram problemas com o acelerador. A montadora alega que a falha está na fixação do tapete. Em comunicado divulgado ontem à noite, o Ministério da Justiça informou que a Toyota se comprometeu a anunciar o recall e a investir numa comunicação ao consumidor sobre os riscos relacionados à fixação do tapete, encaminhando uma carta aos clientes. Outra medida é a fixação de um adesivo no para-brisas do modelo alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete. Além disso, a montadora concordou em orientar as revendas a fazer a substituição de tapetes não originais por genuínos e a não vender mais tapetes não originais.

Na quinta-feira, a empresa chegou a divulgar uma nota informando que o retorno do pedal foi afetado pelo mau posicionamento ou instalação incorreta do tapete do motorista. O problema foi o gerador da maior crise que a Toyota enfrenta, por ter iniciado a maior série de recalls da indústria automobilística mundial (confira quadro). Mas no comunicado a companhia disse que a campanha de convocação do pedal do acelerador anunciada pelas afiliadas da Toyota Motor Corporation no Exterior não afetava os modelos vendidos no Brasil. “Os componentes dos modelos usados nas regiões atingidas pelo recall são diferentes dos componentes usados nos veículos Toyota vendidos no Brasil’’, informou a nota.

Edição: Washington Luiz / Fonte:Zerohora

Comentários