Agatha deixa dezenas de mortes na Guatemala

Internacional - A primeira tempestade tropical a atingir a América Central neste ano causou pelo menos 81mortes em Honduras, em El Salvador e na Guatemala, que ainda sofre com a erupção do Vulcão Pacaya. Os fortes ventos deixaram também várias pessoas desaparecidas e milhares de desabrigados, que tiveram suas casas destruídas ou precisaram ser evacuados para se abrigarem em locais mais seguros.

O maior número de vítimas da Agatha, como foi batizada a tempestade, eram da Guatemala. Lá, 73 mortes haviam sido confirmadas até o fechamento desta edição. Segundo a Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), entre os mortos estão quatro crianças que estavam em casas atingidas por uma avalanche de terra, em San José Pinula, a 17km da Cidade de Guatemala, capital do país. Registros da Conred dão conta de 24 desaparecidos e cerca de 74 mil evacuados.

Agatha foi a primeira tempestade tropical da temporada. Depois de se formar nas águas do Oceano Pacífico na tarde de sábado, ela alcançou ventos de até 65km/h, segundo o Centro Americano de Furacões (NHC, na sigla em inglês). Na madrugada de ontem, o fenômeno começou a perder a força, tendo sua classificação alterada primeiro para depressão tropical e depois para sistema de baixa pressão.

Por causa das chuvas fortes, também foram registrados desabamentos que obstruíram importantes estradas e cheias de rios, informou o presidente guatemalteco Álvaro Colom, em entrevista coletiva. No município de Almolonga, oeste da capital, foram resgatados 12 turistas austríacos e americanos, presos no local por causa do bloqueio de uma estrada.

Em El Salvador, a tempestade tirou a vida de pelo menos seis pessoas. Ontem, o presidente Mauricio Funes decretou alerta vermelho em todo território nacional, devido à continuidade do mau tempo. O diretor da Defesa Civil, Jorge Meléndez, confirmou que as vítimas eram de diferentes cidades e que a busca por desaparecidos continuaria. O Serviço Nacional de Estudos Territoriais (SNET) informou que as condições climáticas prosseguirão críticas em todo o país ainda por alguns dias.

Vulcão

A tragédia para os guatemaltecos começou na quinta-feira, quando o Vulcão Pacaya entrou em erupção, inundando de cinzas boa parte do país. Algumas ruas da capital ganharam o aspecto de praia, tão grossa era a camada de sedimentos que cobriu as ruas.

A erupção provocou duas mortes, deixou três crianças desaparecidas e 59 feridos. Cerca de 2 mil pessoas precisaram ser evacuadas, segundo informes oficiais. As cinzas também provocaram o fechamento do Aeroporto Internacional da Guatemala, onde as operações devem permanecer suspensas até o meio da semana.

Os dois desastres naturais levaram o presidente Colom a decretar estado de emergência em todo o país. Colom anunciou ainda que contrairá um empréstimo de US$ 85 milhões de dólares com o Banco Mundial para atender às vítimas.

Correio Brasiliense

Comentários