Agência Brasil: Campos poderá ter eleições suplementares

Uma das principais agências de notícias do Brasil fala sobre possíveis eleições suplementares na Cidade de Campos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosângela Rosinha Garotinho, por abuso do poder econômico. Para o tribunal, a prefeita teria sido beneficiada pela rádio e jornal O Diário durante a campanha eleitoral de 2008. O TRE-RJ decidiu, também, convocar novas eleições para a prefeitura de Campos, no norte do estado, uma vez que Rosinha Garotinho ganhou a eleição no primeiro turno, com mais de 50% dos votos.

A justiça eleitoral também tornou inelegíveis até 2011 o pré-candidato do PR ao governo do Rio e marido da ex-prefeita, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário. Por precaução, o TRE-RJ vai aguardar eventuais recursos antes de divulgar o calendário eleitoral para as eleições suplementares na cidade de Campos.

Caso a prefeita recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela pode conseguir um efeito suspensivo e permanecer no cargo até o julgamento do mérito. Já o marido dela precisaria de uma medida cautelar junto ao TSE para se manter na disputa do governo estadual nas eleições de outubro.

O julgamento dividiu os membros do tribunal. Três juízes votaram pela punição e três, contra. O voto de minerva coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge. “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador ao votar pela cassação do mandato de Rosinha Garotinho e pela punição dos demais envolvidos.

Comentários