Dunga e seu posicionamento em relação a Globo

Divulgação-
Nessa "guerra" entre a Globo e o técnico da seleção brasileira a pergunta que não conseguimos a resposta é: quem ganha e quem perde com isso? De acordo com o jornalista Marcondes Brito, que já fez coberturas de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos e ganhou em 2008 o Prêmio Esso de Jornalismo, a Globo errou.

Comentários do jornalista: "O técnico da seleção brasileira sempre foi e sempre será questionado. É assim desde a Copa do Mundo de 1930, quando o time era dirigido por Píndaro de Carvalho. Afinal de contas, somos ou não somos quase “200 milhões de técnicos”? Todo mundo aqui entende de futebol. Dunga precisa compreender que está sujeito a críticas e elogios. Não pode perder a linha e a compostura. Mas, no meu modo de ver, a emissora errou ao potencializar o episódio. Se não tivesse publicado editorial no Fantástico reclamando do técnico, ninguém hoje estaria falando sobre isto."

Até agora não sei exatamente qual foi o palavrão que Dunga falou para profissionais da TV Globo. Deve ter sido algo realmente pavoroso para ganhar a dimensão que ganhou. Na reportagem do jornal O Globo de hoje, os repórteres Marcos Penido e Tadeu de Aguiar relataram o incidente assim:

“Ainda que, vez por outra, ressaltasse as qualidades da equipe, o técnico brasileiro preferiu passar boa parte da entrevista xingando o jornalista Alex Escobar, da Rede Globo, entre uma e outra resposta. Isso porque ele achou que o jornalista teria desaprovado, com a cabeça, um de seus comentários. — Algum problema? Algum problema? — disse Dunga, balbuciando uma série de palavrões que vazaram no sistema de som da sala de entrevistas. De nada adiantou o jornalista explicar que não estava falando com ele. Dunga passou a agredi-lo com os palavrões. Nos quase 30 minutos seguintes, o técnico foi irônico outras vezes, sempre tendo a imprensa como alvo. No fim da entrevista, Dunga, ainda irritado, continuou pronunciando outros xingamentos e palavras impublicáveis”.

A Folha de S. Paulo informa que “o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reuniu-se com o corintiano Andres Sanchez, chefe da delegação brasileira na África, e com o diretor-executivo da Globo Esportes (braço esportivo da Globo), Marcelo Campos Pinto. A emissora carioca não anda satisfeita com o comportamento de Dunga”.

Conclusão do jornalista: A emissora errou ao potencializar o episódio.


Por:Marcondes Brito
Edição:Washington Luiz

Comentários