Folha de São Paulo promove campanha contra a IURD

Sou apenas um jovem jornalista que está disposto a cumprir um compromisso, uma missão que nasceu do desejo de contribuir para construção de um país mais justo. Tenho plena certeza que a informação leva aos questionamentos e esses por sua vez as críticas, que devem ser sempre construtivas para cumprir seu papel.

Recebo muitos releases com os mais diversos tipos de conteúdo para publicar no meu singelo Blog que registrei com o nome de Momento Verdadeiro, não escrevo aqui com interesse de me auto-promover, mas para destacar o compromisso que está sob o nome inserido nesse trabalho. Assim tenho um extremo cuidado em apurar as fontes e verificar o procedimento de sua origem. Pois sei que se algum dia publicar alguma mentira nessa página, ficará descaracterizado seu nome.

Nesse exato momento fico pensando o que leva um veículo de comunicação de grande porte incitar de maneira escusa o preconceito, justamente quando o país luta de forma veemente para exterminá-lo da sociedade. Será que os editores desse “conceituado” jornal não perceberam que quando atacam a IURD, seus bispos e pastores, também estão atacando um direito constituído e garantido pela Constituição Federal que é o da liberdade de culto.

Sendo assim por livre e espontânea vontade resolvi fazer esse desabafo após analisar as perguntas tendenciosas encaminhadas extraídas de alguns vídeos internos da Igreja. Afinal não é apoiado em notícias sensacionalistas e preconceituosas que aprendi a fazer jornalismo. Ah! Tem mais um detalhe sou membro da IURD com muita honra, pois só eu sei como cheguei lá.

Por: Washington Luiz.

Minha resposta a reportagem do jornal Folha de São Paulo.

Folha de S. Paulo: Tive acesso a 5 novas gravações das videoconferências realizadas pelo bispo Romualdo Panceiro no ano de 2008, na sede da IURD, em São Paulo, em conexão com pastores e líderes regionais de todo o País. Num desses vídeos, o bispo Romualdo aparece anunciando que estava custeando 7 passagens aéreas e estadia para Jerusalém, Israel, aos pastores que obtivessem maior crescimento de arrecadação de dízimos em suas igrejas, em todo o Brasil. Em outro trecho, o bispo diz que a igreja detém um programa de computador que permite comparar a arrecadação de dízimos, mês a mês, em cada igreja espalhada pelo Brasil. Em outro vídeo, o bispo Romualdo disse que os pastores não devem limitar o valor possível do dízimo do fiel, mas poderiam “estipular” tal valor.

Assim, indago:

1 – Esta premiação aos pastores ocorre todos os anos? Em caso positivo, qual o objetivo?

R: “Premiação”, dentro do contexto da pergunta, é mais um termo preconceituoso adotado pela Folha de S.Paulo. A viagem para Israel não é considerada uma premiação e sim uma missão religiosa almejada por cristãos evangélicos de todo o mundo. Entre os 15 mil pastores da Igreja Univeral do Reino de Deus, que atuam no Brasil, isso não é diferente. A missão religiosa na IURD, entre outras peregrinações, consiste em levar pedidos de oração dos fiéis a lugares sagrados, como o Monte Carmelo, a Muralha de Jerusalém e o alto do Monte Sinai, por exemplo. Uma árdua e esgotante escalada de mais de dois mil metros a pé. São viagens cansativas e curtas, de quatro, cinco dias, no máximo, em que, quase sempre, consome-se mais tempo em deslocamentos aéreos do que nos locais em que são realizadas orações pelos fiéis. Essa é a “premiação” de pastores e bispos da IURD.

2 – Como ocorre o controle das ofertas e dízimos por esse programa de computador? Qual o objetivo desse controle?

R: Trata-se de um procedimento interno da IURD.


3 – Folha de S. Paulo: O que significa não limitar o valor do dízimo?

R: Como já explicado reiteradas vezes, a IURD é uma denominação evangélica neopentecostal, que possui como doutrina a Teologia da Prosperidade. Ou seja, acredita na intervenção divina também para o bem-estar material do homem. Os frequentadores da IURD têm liberdade absoluta para fazer ou não doações financeiras e da maneira como entenderem correta, direito plenamente garantido pela Constituição Federal.

4 – Quais os comentários/esclarecimentos da igreja e do bispo Romualdo Panceiro a respeito dessas videoconferências? Qual o objetivo, alcance e resultados?

R: O exercício de fé pregado pelos pastores da IURD tem como único fundamento a prática dos ensinamentos da Bíblia. Ou seja, se as pessoas contribuem cada vez mais é porque simplesmente elas recebem cada vez mais. Esse é o princípio do crescimento da IURD, que a faz estar presente hoje em mais de 180 países.

5 – Outros comentários que julgar necessários.

R: Mais uma vez, a Folha de S. Paulo usa expressões e frases fora do seu contexto original para atacar a IURD, seus líderes e mais de 13 milhões de fiéis em todo Brasil. Ao explorar trechos maldosamente pinçados de uma pregação de três horas de duração, o jornal adota uma postura radical e inadmissível de preconceito religioso. A Igreja Universal repudia essa postura e mantém-se firme na pregação dos valores do Evangelho, indispensáveis para a consolidação de um país mais justo.

Assessoria de imprensa
Igreja Universal do Reino de Deus

As informações são do Blog do Bispo Macedo

Comentários

  1. o governo paga os gastos da iurd meus amigos?
    Como uma igreja se mantem se o governo ainda cobra pelas portas estarem abertas?
    Se pedir é roubar eu nao entendo suas palavras criticas e etc.

    ResponderExcluir
  2. VAGABUNDOS SÃO OS QUE SE PREOCUPA COM A IURD ESTES GAJOS SAO INFALIVÉIS NINGUEM MAS SEGURA ELES VÃO DOMINAR O MUNDO.E ACHO MUITO BEM NÃO SOU DE NENHUMA RELIGIÃO MAS ADIMIRO A ORGANIZAÇÃO E A CAPACIDADE DE GERIR QUEM DERA SE UM DIA UNS DOS PRESIDENTE DO BRASIL FOSSE TÕA ORGANIZADO COMO SÃO OS LIDERES DA IURD.

    ResponderExcluir
  3. bom, mta gente ai no brasil carrega uma imagem negativa da IURD na mente pensando que a mesma rouba dinheiro das pessoas mas não é nada disso todo mundo que vai na IURD sabe que existe a lei do dízimo que relata ate na biblia que é para a pessoa a devolver a Deus 10% do que recebe mas isso não é lei da igreja não isso esta na biblia mas tambem nõs não somos obrigados a contribuir também não devemos contribuir se nós trabalharmos e acima de tudo só de for de bom coração.Deus conhece o coração de cada um. E sobre as ofertas a pessoa dá também só se for digno de coração. O propósito é voce e Deus. E tem gente que fala de mais da igreja universal mas eles deveriam estar cientes que não é igreja nenhuma que salva não quem salva é Jesus Cristo e quando Ele vim muita gente vai querer ouvir a palavra de Deus e não vai ouvir muita gente vai ficar pra trás e muitos vão chorar. E sair por ai falando mal das Igrejas desagrada a Deus.´
    Poque ninguem fala da presidente e os ex presidentes da República que vivem tomando o dinheiro do povo e o povo não faz nada? Porque o povo não protesta contra os que roubam na cara como os políticos?
    o Dízimo e Ofertas em todas as igrejas doam quem quer nada é obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Ainda tem mané que queima dinheiro na "fogueira santa" deles e escreve asneira.

    ResponderExcluir
  5. Estranho agora alguns adeptos desta seita estarem se defendendo, pois eles se acham no direito de atacarem outras religiões constantemente,mas quando é contra eles daí lembram da constituição federal, lembrem-se de uma vez por todas q vcs n são os donos da verdade, calem a boca e n falem dos outros!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.