Vereador Rogério Matoso prevê a possibilidade do Dr. Nelson Nahim assumir a prefeitura de Campos


O Blog Momento Verdadeiro é um espaço democrático, que respeita o direito de expressão e se resguarda ao direito de não publicar comentários ofensivos, discriminatórios, ameaçadores e os que contenham palavras de baixo escalão. Abrimos espaço para um debate salutar, onde todos independente da posição ou cargo podem participar de maneira expressar sua opinião de forma transparente.

Atenciosamente;
Washington Luiz
Administrador do Blog


Entrevista do Vereador Rogério Matoso

Blogueiro - Vereador algumas pessoas compareceram a essa Casa de Leis hoje em busca de um parecer da situação real do município, enfim saber qual a posição da Câmara, sobre a cassação da prefeita?

Vereador Rogério Matoso - É infelizmente poucos foram os vereadores que compareceram a Câmara hoje. Portanto, não tivemos quorum, isso é lamentável. Temos muitos assuntos importantes para discutir, projetos para aprovar. E o não comparecimento dos colegas prejudica o andamento dessas atividades. E com relação à situação da prefeita Rosinha Garotinho a Câmara até o momento não foi oficialmente notificada.

Blogueiro - Rogério na ausência do Dr. Nelson Nahim, presidente da Câmara é o senhor que assume o legislativo, como o senhor avalia a situação do município?

Vereador Rogério Matoso - Eu vejo que estamos passando por um momento muito delicado, onde o Tribunal Eleitoral do Rio de Janeiro julga de maneira imparcial os dois lados políticos predominantes no município. O resultado dos últimos julgamentos coloca isso de uma maneira diferente. Mostrando uma pró-moralidade, visto que esse entendimento abre espaço para que as pessoas que não detém o poder econômico, de mídia possam disputar uma cadeira no Executivo em futuros pleitos. Nós já tivemos aqui outros casos de cassação de prefeitos e novas eleições, então esse a meu ver, é um processo de retificação. Um posicionamento que envolve o processo eleitoral onde o Tribunal se posicionou dentro da coerência.

Blogueiro - Há especulações de que o senhor possa assumir a prefeitura, caso a prefeita Rosinha não consiga uma liminar no TSE e o vereador Nelson Nahim não possa assumir, qual é possibilidade disso realmente acontecer?

Vereador Rogério Matoso - Bom, isso é uma decisão do Dr. Nelson Nahim. Visto que ele é o presidente da Câmara e caso a prefeita não consiga essa liminar no TSE, quem deve assumir a prefeitura é o Nelson. Essa hipótese existe sim, visto que a Lei Orgânica do Município em seu Artigo 65* prevê essa substituição sucessivamente, ou seja, não podendo assumir o presidente, assume o vice-presidente ou primeiro secretário. Seria essa a situação, já que o município possui uma Lei Orgânica que ordena dessa maneira. Inclusive foi cogitado até a possibilidade de um juiz assumir, hipótese descartada já que a organização do município está definida na Lei Orgânica. Agora eu tenho certeza absoluta que o Dr. Nelson Nahim assumiria a prefeitura, caso haja necessidade.

Blogueiro - Muito tem se falado na mídia na hipótese de uma perseguição a prefeita eleita Rosinha Garotinho, como o senhor vê essa situação?

Vereador Rogério Matoso - Perseguição política a meu ver está descartada. Isso é um discurso, e você que é campista e participou do último pleito eleitoral sabe muito bem que nós tivemos aqui dois grupos, e os dois foram contemplados com a mesma decisão do Tribunal. Então, se somente um grupo fosse julgado, aí sim, poderíamos ficar desconfiados que houvesse favorecimento, o que não aconteceu visto que os dois grupos foram julgados da mesma maneira. A questão é que os fatos existiram e foram analisados da mesma forma, portanto tanto o PMDB quanto o PDT foram contemplados com o mesmo julgamento, mostrando assim a moralidade e imparcialidade do Tribunal.


Blogueiro - Há certa apreensão com o futuro dos cidadãos, muitas dúvidas, especulações, enfim, quais são suas prospecções?

Vereador Rogério Matoso - Com essa decisão do Tribunal, nas próximas eleições nós vamos ter aqui uma disputa mais limpa, candidatos com mais recato no uso do poder econômico, força da máquina, enfim Campos dos Goytacazes precisa limpar essa mácula de sua história e o Tribunal está de parabéns por sua postura moral.


*Legenda.: Artigo 65 da Lei Orgânica - Parágrafo Único- Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-Prefeito, ou de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da chefia do Executivo Municipal o Presidente, o Vice-Presidente e o Primeiro Secretário da Câmara Municipal.

Por: Washington Luiz.

Comentários