Brasileiros terão que fazer as pazes com a balança, mostra pesquisa do IBGE

Os brasileiros terão mesmo que fazer as pazes com a balança, foi o que mostrou a pesquisa de orçamentos familiares do IBGE revelada nesta sexta-feira. O IBGE pesou e mediu 188 mil pessoas entre 2008 e 2009. O crescimento das crianças alcançou o nível esperado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Resultado o excesso de peso atinge quase metade dos adultos brasileiros, e é um problema também entre as crianças e os adolescentes.

Em 20 anos, o déficit de altura, importante indicador da desnutrição, caiu pela metade entre meninos e meninas, de 5 a 9 anos.

“A questão da fome, que já estava praticamente, bastante, resolvida no começo da década de 2000, realmente já não representa um problema de grandes proporções no Brasil. A desnutrição infantil ainda é importante, sobretudo na Região Norte, entre os mais pobres, mas o que chama atenção é o aumento explosivo do excesso de peso e da obesidade”, declarou o professor da Escola de Saúde Pública da USP, Carlos Augusto Monteiro.

A pesquisa mostra que a população brasileira está ficando mais gorda, num ritmo cada vez mais rápido, e isso acontece com homens e mulheres, de todas as idades e regiões do país.

Quase a metade dos adultos estava acima do peso. Em seis anos, a proporção de homens com excesso de peso cresceu 21%. Entre as mulheres, esse percentual aumentou 17%.

Foram considerados obesos quase 15% dos adultos. O número é praticamente o mesmo entre crianças, de 5 a 9 anos. Nesta mesma faixa etária, mais de um terço tinha excesso de peso.

Nas famílias com renda acima de cinco salários mínimos por pessoa, a proporção chega a metade dos meninos e quase 40% das meninas.

Sinal de alerta também para os adolescentes. Um em cada cinco está acima do peso.

“Queria um pão de queijo e um refrigerante, por favor”. Lucas, de 11 anos, já pesou 83 quilos. Agora, caminha até o colégio, e já perdeu sete quilos. Aliviando as preocupações da mãe, também acima do peso. “Meu receio é que ele venha a ficar igual a mim, com problema de saúde, que ele se torne um hipertenso”.

“Mantido o ritmo de crescimento de excesso de peso que nos observamos, em 2008, 2009, com relação a pesquisas anteriores, em 10 anos o Brasil pode alcançar dois terços de pessoas com excesso de peso”, falou a coordenadora da pesquisa do IBGE, Marcia Quintslr.


Fonte:IBGE

Comentários