UENF - Despedida do Sr. Rubens Arêas Venâncio

Foto: Rubens Venâncio ao participar de cerimônia ao lado de Darcy Ribeiro e outras autoridades, na época de implantação da UENF

O Blog recebeu nota da Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Norte Fluminense informando o sepultamento nesta segunda, 30/08/10, no Cemitério do Caju, em Campos, do ex-presidente da Fundenor Rubens Arêas Venâncio, que faleceu no último domingo, 29/08, aos 93 anos. Liderança destacada do setor agropecuário e da própria sociedade de Campos, Rubens Venâncio teve participação direta e decisiva na implantação da UENF, na década de 1990.

Durante as tratativas relacionadas à implantação da Universidade, a cargo da Fenorte, o grupo encarregado da tarefa percorria a cidade de Campos em busca de edificações que pudessem abrigar a instituição. Apesar do sonho coletivo em torno da UENF, praticamente todas as portas se fecharam, naquele momento, para que a fundação mantenedora se instalasse e começasse a atuar na implantação da Universidade. Foi ali que a liderança de Rubens Venâncio - hoje unanimemente apontado como um visionário - fez a diferença. Como conselheiro da Fundenor, da qual havia sido presidente, atuou ao lado do então presidente José Carlos Menezes para abrir as portas da entidade e acolher as atividades que precederiam a implantação da Universidade.

- Este tipo de postura, marcada pela visão de longo prazo e por um apurado espírito público, é um dos grandes legados do Sr. Rubens Arêas Venâncio para o nosso tempo e o nosso meio - avalia o reitor da UENF, Almy Junior.

Os depoimentos de quem conviveu com Rubens Arêas Venâncio atestam o alcance daquela decisão de acolhida incondicional ao projeto da nova universidade. D. Lucia Rangel, que atua na Fundenor desde sua criação, na década de 1970, conta que chegou a se cogitar a implantação da sede da UENF em outro município.

- A presença da Fundenor foi definitiva para a permanência da UENF em Campos. Muitas coisas da universidade funcionavam com o apoio da Fundação até que fosse montado o prédio da Fenorte - lembra Lucia, referendada por Vilmar Rangel, que está organizando um livro sobre os 40 anos de atividades da Fundenor.

Wanderley de Souza, primeiro reitor da UENF, resgata um gesto de extrema simplicidade de Rubens Venâncio que deixou marcas em sua própria vida. Destituído da Reitoria da UENF em 1995, por ocasião da mudança no governo estadual, Wanderley voltaria à sua atividade de pesquisador da UFRJ. Mas Rubens Venâncio parece ter suposto que o renomado cientista ficaria desempregado.

- Ele me procurou em meu apartamento, perto da Villa Maria, para se solidarizar e oferecer ajuda.

Ascom/UENF

Comentários