Degase: Governo anuncia inauguração do Centro de Socioeducação de Campos.

Reprodução - ...guarita externa, portaria, espaço para visitas, espaço ecumênico, quadra de areia, oficina e sala multiuso, alojamento provisório, serviço de apoio, administração, saúde, alojamentos 1, 2 e 3, escola, oficinas e sala multiuso, além de quadra poliesportiva coberta.

A regionalização da execução das medidas socioeducativas no Norte Fluminense registrou um magnífico avanço no ano de 2010. O Centro de Socioeducação de Campos dos Goytacazes, primeira das cinco unidades projetadas para alavancar a descentralização do sistema, está com o seu cronograma de obras adiantado, e atenderá a 25 municípios.

Os 16 blocos que integram a unidade já foram erguidos, e logo entrarão em fase de acabamento. Com 3.670 metros quadrados de área construída, e arquitetura condizente com as recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), a unidade terá 25 municípios do norte e noroeste fluminense em sua área de abrangência.

Com fiscalização da Empresa de Obras Públicas (EMOP), a unidade está sendo erguida pela Sercope Construção Civil numa área de 20 mil metros quadrados, doada em 2007 pela Prefeitura entre as localidades de Dona Joana e Itereré, na altura do km 53 da RJ-158, que liga Campos dos Goytacazes a São Fidélis. Um convênio com o governo federal, através da Secretaria Nacional de Direitos Humanos viabilizou a obra.

Em três platôs preparados pela terraplenagem já estão construídos os blocos que abrigarão, entre outros, guarita externa, portaria, espaço para visitas, espaço ecumênico, quadra de areia, oficina e sala multiuso, alojamento provisório, serviço de apoio, administração, saúde, alojamentos 1, 2 e 3, escola, oficinas e sala multiuso, além de quadra poliesportiva coberta.

Essas obras tiveram início em março deste ano e, segundo José Jorge Fernandes Batista, engenheiro que fiscaliza para a EMOP a execução do empreendimento, agora em dezembro, o canteiro de obras abriga 187 operários diretos e 37 indiretos. A previsão é que o Centro de Socioeducação de Campos dos Goytacazes seja inaugurado no primeiro semestre de 2011.

A dificuldade das famílias do interior em visitar seus adolescentes internados no complexo socioeducativo da capital mobilizou o Novo Degase, que teve o apoio de juízes, promotores, defensores públicos das Varas de Infância e Juventude, como também, alguns organismos da sociedade. Essa mobilização, aliada à visão de futuro do governador Sérgio Cabral, deram um start a este projeto de construção de cinco centros socioeducativos para internação e internação provisória, que ficarão situados em pontos estratégicos do Estado do Rio. O primeiro a surgir foi o de Campos, que será seguido pelo de Volta Redonda, havendo previsão ainda para que os outros três se situem em Itaboraí, Araruama e Teresópolis.

Um dos que mais contribuiu para o plano de descentralização da internação na socioeducação na região Norte Fluminense, o atual titular da Vara da Infância e Juventude (VIJ) de São Gonçalo, juiz Pedro Henrique Alves, que também foi titular da VIJ de Campos, vê com satisfação a realidade da nova unidade:

- Fico muito feliz de ver um sonho se realizando, e já o considero realizado, porque em 1992 projetamos um Centro de Atendimento Intensivo, com internações provisórias e definitivas para ambos os sexos, numa localidade que não fosse afetada pelo tráfico.

Já o juiz Heitor Campinho e o promotor José Luiz Pimentel, da Vara da Infância e Juventude (VIJ) de Campos consideram a construção da unidade local um desafio que está sendo vencido. Eles destacam o benefício que a unidade trará, não só para a justiça juvenil daquela região, como também para as famílias dos adolescentes que não se verão mais obrigadas a enfrentar o sacrifício de longas viagens para visitar seus jovens.

Ascom/Degase

Comentários