Réveillon em Copacabana terá 1350 policiais distribuídos do Leme ao Forte.

Quase sete mil policiais vão garantir a segurança da população na noite de réveillon no Rio de Janeiro. A maior concentração do efetivo atuará na Região Metropolitana, principalmente na praia de Copacabana, que deve receber cerca de dois milhões de pessoas e contar com 1.350 policiais, distribuídos entre o Leme e o Forte de Copacabana.


(Reprodução: Foto -Salvador Scofano)




Segundo o tenente-coronel Lima Castro, relações públicas da Polícia Militar, além do policiamento normal, 6.717 policiais estarão de plantão na noite do dia 31, o que representa um aumento de 5% do efetivo em relação a 2009. Para auxiliar o trabalho, serão disponibilizadas 1.208 viaturas, 50 motocicletas e três helicópteros do Grupamento Marítimo, que farão o patrulhamento das praias.

Lima Castro recomenda que a população se planeje e chegue cedo aos locais de festa, para evitar transtornos.

- Quem for passar a virada na praia, deve identificar as crianças e evitar ostentar objetos de valor, como câmeras fotográficas, jóias e telefones celulares. O transporte particular também não é recomendado. Se usar o carro for inevitável, é fundamental estacioná-lo em local autorizado, impedindo que ele seja rebocado – aconselha o tenente-coronel.

Somente em Copacabana, 421 agentes farão o monitoramento a pé. Outros 290 estarão distribuídos em 30 torres pela orla, em posições estratégicas que garantem vista privilegiada do que acontece nas areias. O bloqueio das entradas do bairro, a partir das 15h do dia 31, e o patrulhamento das ruas da região serão feitos por 48 policiais em motocicletas.

- 400 mil pessoas estiveram presentes ao show do Roberto Carlos, no último dia 25, na praia de Copacabana, e não registramos ocorrências de feridos ou furtos. Na verdade, foi um grande ensaio para o réveillon. O que queremos é que a experiência se repita e as pessoas voltem para casa íntegras, satisfeitas com a festa e com a segurança – afirma a tenente-coronel Cláudia Lovain, comandante do 19° Batalhão, responsável pela área.

No Aterro do Flamengo, 250 homens cuidarão da segurança no trecho compreendido entre as praias do Flamengo e de Botafogo, com o auxílio de 50 viaturas. Três duplas de policiamento a cavalo também atuarão na região.

O patrulhamento também será reforçado nas praias da Barra e Recreio, na zona oeste, na Penha, em Ramos e na Ilha do Governador, na zona norte, e na Baixada Fluminense. São João e Meriti, que receberá uma grande festa para celebrar a virada do ano, contará com o apoio de 163 policiais em 35 carros, três duplas a cavalo e duas com cães.

O efetivo para Niterói e na Região dos Lagos, que estima a visita de 1,5 milhão de pessoas, é de 1.272 policiais. Para o interior do estado, serão deslocados 1.576 agentes e 305 viaturas.

A Polícia Militar também vai reforçar o monitoramento das vias expressas, como as linhas Amarela e Vermelha, a Avenida Brasil e a Perimetral, com 1.216 policiais, e das principais estradas estaduais e divisas, com o auxílio do Batalhão de Polícia Rodoviária, que usará etilômetros, câmeras inteligentes e radares portáteis para coibir infrações de trânsito e reduzir o número de acidentes com morte durante o feriado.

O efetivo das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) será aumentado em torno de 400 policiais. Para Lima Castro, as festas serão mais tranquilas graças à ocupação e pacificação das principais comunidades do estado.

Imprensa/RJ

Comentários