Carreta da Saúde atenderá pela primeira vez no Rio de Janeiro.

Divulgação - Carreta da Saúde
O Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, recebe esta semana o hospital sobre rodas que faz parte Projeto Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES). A Carreta da Saúde ficará até amanhã (28) na comunidade oferecendo atendimento médico gratuito.
O grupo AfroReggae apóia o projeto que  além de consultas oferece exames gratuitos de diversas especialidades, como oftalmologia e cardiologia, com agendamento prévio. A equipe também mede a pressão arterial e o índice de glicose, sem marcação antecipada.
Para Roberto Kikawa, médico especialista em gastroenterologia e idealizador do projeto, a iniciativa complementa o Sistema único de Saúde (SUS) e elimina uma demanda de pacientes que esperam por exames de ultrassonografia e endoscopia, entre outros. De acordo com ele, o CIES espera aumentar o tempo de duração dos serviços médicos que presta, caso seja firmada uma parceria com a prefeitura do Rio.
Pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, o hospital móvel já passou por São Paulo, Santa Catarina e Paraná. A unidade de saúde tem 15 metros de comprimento que, com a abertura das laterais, se transformam em 100 metros quadrados. Nesse espaço, há quatro salas de atendimento com equipamentos de diagnóstico modernos, duas salas de espera, banheiros e elevador para portadores de necessidades especiais. As informações são da Agência Brasil.

Comentários