Delegada fala sobre o aumento de casos de estupro no Rio de Janeiro.

Reprodução/Alerj
O programa “Toda Mulher”, da TV Alerj que vai ao ar nesta segunda-feira (30), às 21h, e dará ênfase ao debate sobre o aumento da violência contra as mulheres. (canal 12 da Net).

Para debater o assunto, a jornalista Graciela Vizzoto e a deputada Inês Pandeló (PT) receberam a diretora da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), Márcia Noeli. Ela revelou que, somente este ano, os crimes de estupro tiveram aumento de 25% com relação a 2010.


Márcia aproveitou para falar sobre o lançamento da sexta edição do “Dossiê Mulher 2011”, do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio, que contém uma pesquisa feita com base em dados coletados em 2010 sobre os casos registrados de violência contra o sexo feminino. Segundo o documento, a mulher tem sido grande vítima não só dos crimes de estupro, mas também de ameaça e de lesão corporal dolosa – muitas vezes esses delitos ocorrem no ambiente familiar, garantiu a delegada.

Para a deputada Inês Pandeló, o registro de ocorrência é a base para a formulação de políticas públicas. “Com a Lei Maria da Penha, as denúncias aumentaram. É muito importante que as mulheres não tenham medo de ir à delegacia”, disse a parlamentar. Ainda de acordo com a petista, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa, a violência também tem sido um dos temas mais discutidos pelo colegiado. “Já temos projetos de lei e fizemos audiências públicas e até mesmo cartilhas de conscientização”, revelou.

Segundo a diretora da Deam, o número de registros ainda é considerado abaixo do esperado. “Ainda há mulheres com medo. A instalação de unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ajudou muitas a tomar coragem e ir à delegacia. É preciso dar um basta nesse desrespeito”, conclamou a delegada. De acordo com Márcia, além do aumento do número de casos de estupro oficializados, foram registradas cerca de 137 ameaças por dia no estado nos primeiros meses de 2011.

Momento Verdadeiro/com informações Diretoria de Comunicação da ALERJ.

Comentários