Cesare Battisti: órgão legislativo da Itália aprova moção a favor de sua extradição.

Reprodução
De acordo com informações da agência Ansa, o Conselho Regional de Lazio, órgão legislativo dessa região italiana, aprovou nesta quinta-feira uma moção a favor da extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que deve chegar às mãos da presidente Dilma Rousseff e do presidente do Senado, José Sarney.


Um breve resumo da história de Battisti.

Ex-integrante da organização de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Cesare Battisti foi condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua por quatro assassinatos, ocorridos no final da década de 1970. O italiano nega as acusações. Depois de preso, Battisti, considerado um terrorista pelo governo da Itália, fugiu e se refugiou na América Latina e na França, onde viveu exilado por mais de 10 anos, sob proteção de uma decisão do governo de François Miterrand. Quando o benefício foi cassado pelo então presidente Jacques Chirac, que determinou a extradição de Battisti à Itália, o ex-ativista fugiu para o Brasil em 2004. Encontrado, ele ficou preso no País a partir de 2007. Com informações do portal Terra.

Como o Brasil vê o caso no momento.

Na justiça brasileira os recursos foram julgados no dia 8 de junho de 2011. Primeiro, O plenário decidiu que o governo da Itália não tinha legitimidade para contestar a decisão de Lula. Em seguida, o STF determinou a liberdade imediata do italiano por entender que não cabe ao Supremo contestar a decisão "soberana" de um presidente da República. Com o fim da sessão, o alvará de soltura de Battisti foi encaminhado para a penitenciária da Papuda, em Brasília, de onde ele saiu nos primeiros minutos do dia 9 de junho, após quatro anos preso.


Momento Verdadeiro

Comentários