Cientistas criam bactéria capaz de neutralizar o vírus da dengue.

Reprodução
Momento Verdadeiro – Estudos  apontam solução para acabar com o vírus que transmite à dengue, Trata-se de uma bactéria desenvolvida em laboratório que pode funcionar como uma barreira para travar o vírus que causa a doença. Estima-se que a dengue afeta entre 50 a 100 milhões de pessoas no mundo tropical e subtropical mostram dois estudos publicado na edição desta quinta-feira da revista Nature.

O dengue é provocado por quatro estirpes de um vírus que infecta as pessoas através das picadas do mosquito Aedes aegypti. O vírus causa febre, dores musculares e pode ser fatal, nos casos de febre hemorrágica. Cerca de 20 mil pessoas morrem anualmente desta doença. Não existe vacina e uma forma de luta contra a doença é o controle da população de mosquitos.

Depois de uma experiência mal sucedida os investigadores voltaram para o laboratório e lembraram-se de utilizar uma estirpe da Wolbachia menos violenta. Acabaram por obter outro resultado, inesperado: a bactéria impedia o inseto de ficar infectado pelo vírus do dengue sem matar o mosquito. Os cientistas não sabem ainda como é que a bactéria protege o mosquito do vírus. Poderá ser um processo molecular, um aumento da resposta imunitária ou ambos.

A bactéria passa de geração para geração, de mães para filhos, o que facilita a sua propagação. Além disso, só sobrevivem os ovos de mães infectadas pela bactéria Wolbachia. Os ovos de insetos fêmea saudáveis que são fertilizados por machos com a bactéria acabam por morrer.

“A vantagem deste método de substituição de populações é que assim que estiver estabelecido, propaga-se por si mesmo. E porque a população de mosquito é alterada em vez de ser eliminada, os efeitos nos ecossistemas serão mínimos.”

Os cientistas querem agora implementar a técnica em outros locais do mundo, como no Brasil.

Momento Verdadeiro/ AFP / Publicopt.com.

Comentários