Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve enfrentar dificuldades para falar pós-tratamento de tumor na laringe.

(Foto: reprodução)
Momento Verdadeiro - Um boletim médico divulgado na manhã deste sábado (29) pelo Hospital Sírio-Libanês revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está mesmo com câncer.Lula deverá iniciar uma quimioterapia já nos próximos dias para tratar um tumor na laringe. 

Segundo o comunicado, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia. De acordo com o hospital, o ex-presidente está bem e deverá realizar o procedimento em caráter ambulatorial. Lula permanece no Sírio-Libanês descansando após os exames. Segundo a assessoria do hospital, ele deve deixar o local ainda hoje. A equipe responsável pelo acompanhamento do ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens Brito Neto. Com informações da Agência Brasil de Notícias.


Lula poderá ter dificuldades para falar após o tratamento.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supraglótica (ou seja, localizam-se acima das cordas vocais).

O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de outros sinais e sintomas como a alteração na qualidade da voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensação de um "caroço" na garganta. Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispnéia (dificuldade para respirar ou falta de ar). O tratamento dos cânceres da cabeça e pescoço pode causar problemas nos dentes, fala e deglutição. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a possibilidade de o tratamento evitar deformidades físicas e problemas psicossociais, conforme informações do Inca.

Por:Washington Luiz
Com informações da Agência Brasil e do INCA.

Comentários