“Eike Batista” - A construção do “Superporto do Açu” e a realidade dos pequenos produtores.

Os últimos dias tem sido de muita tensão para os pequenos produtores e moradores do Açu, em São João da Barra, interior do Rio de Janeiro. A chegada do progresso financiada pelo empresário Eike Batista já está mudando o cenário demográfico e geográfico da região.
Momento Verdadeiro - Moradores receosos com processo de desapropriação no Açu.
Neste sábado, 21 de janeiro de 2012, dezenas de famílias foram às ruas reivindicar por justiça. Eles querem um critério mais justo para as desapropriações que vem ocorrendo gradativamente. Segundo informações de moradores dessas áreas que serão necessárias e usadas para infra-estrutura logística do “Porto do Açu”.
Momento Verdadeiro - Manifestantes com cartazes pedindo justiça.
Há muitas especulações sobre a chegada do chamado Superporto do Açu.” Os moradores estariam sendo retirados de suas propriedades, mas quanto à indenização - há quem considere ser inferior ao valor real do imóvel.

Os manifestantes pararam em frente uma casa bem estruturada que segundo informações seria usada por Eike Batista. No entanto, um dos seguranças do local informou que o local é uma sede administrativa, provavelmente da LLX, do Grupo EBX.

Momento Verdadeiro - Chega reforço para segurança.
Enquanto esse segurança falava com nossa equipe de reportagem, outro segurança solicitava reforço pelo rádio. Os manifestantes bradavam: “Vamos lutar! Resistir! Enfrentar para não sair.”

Uma moradora da Rua 4 que estava acompanhando a manifestação disse para nossa equipe que está preocupada. Ela não quer perder sua propriedade, mas confessou que está se sentindo pressionada.

Momento Verdadeiro - Dezenas de pessoas participaram da manifestação.
No cartaz que os manifestantes distribuíram a seguinte mensagem: “Os pretensos proprietários querem que saiamos em nome dessa condição que dizem ter. Ironicamente alegam direitos! Mas que direitos se o nossos não são respeitados? Direito e propriedade no Brasil só existem para os ricos e poderosos?”  

Ainda segundo informações o Conselho de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro já estaria apurando denúncias de repressão e desrespeito aos moradores do Açu.

Por: Washington Luiz

Comentários