Centenas de internautas não são favoráveis que os homossexuais doem sangue, aponta enquete.


O sangue tem como função a manutenção da vida. Portanto o ato de doar sangue pode salvar vidas. Mas quem pode ou não doar sangue é uma questão que é analisada com muito critério pelos órgãos competentes.

Recentemente um homossexual assumido resolveu participar de uma campanha de doação em seu trabalho, mas foi barrado. A proibição gerou polêmica. Entidades de defesa dos direitos dos homossexuais reclamam da restrição e querem reacender o debate sobre o tema.

Entretanto uma regra do Ministério da Saúde, que vigora há mais de sete anos e vale para todos os hemocentros, baseada em estudos internacionais que apontam que o risco de contágio pelo vírus da aids (HIV) mostra que é 18 vezes maior nas relações entre homossexuais masculinos, na comparação com relações entre pessoas heterossexuais. O motivo é a prática do sexo anal, que aumenta o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST). Foi essa determinação que fez com que a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) negasse ao produtor cultural a possibilidade de doar sangue.

Diante dessa situação o Momento Verdadeiro realizou uma enquete para que os internautas pudessem expor sua opinião. Vamos ao resultado:

Total de votos: 932
Favorável que os homossexuais doem sangue – 395 (42%)
Não aceitam que os homossexuais doem sangue – 537(57%)


O Momento Verdadeiro agradece a participação dos internautas.

(Enquete - Clique para ampliar)


Por: Washington Luiz

Comentários