Campos dos Goytacazes tentará reduzir mais cana queimada que prevê a legislação em 2012.


Produtores e representantes do setor sucroalcooleiro estiveram nesta quarta-feira (30) na Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro, no Campus Dr. Leonel Miranda, em Campos dos Goytacazes, para participar do “Seminário sobre o controle e a eliminação da queima da palha da cana no Estado do Rio de Janeiro”.


A legislação prevê que em 2012 fosse alcançada a meta de 20% do cronograma da queimada na região. Só que o setor sucroalcooleiro de Campos pretende dobrar a meta.


Christino Áureo  falou que a região viveu momentos difíceis, mas segundo o  secretário estadual da Agricultura e Pesca setor está avançando. - "Podemos dizer com toda a segurança que o dever de casa está sendo feito e com muito cuidado. Sabemos que a eliminação da queimada é necessária e que temos que trabalhar com mecanização, que aos poucos está sendo utilizada. O Governo do estado está disposto a investir com linhas de crédito para as Usinas, Cooperativas e Associações. O pequeno produtor não será prejudicado, essas  três entidades estarão dispostas a ajudar para que a mecanização também chegue aos proprietários de pequenas terras"

Marilene  Ramos, presidente do Instituto do Ambiente (Inea), falou sobre a fiscalização das areas mapeadas. "Estamos com um trabalho de monitoramento e todas as áreas estão mapeadas para conferencia no período da queimada. Fico feliz em saber que a região está empenhada em cumprir a legislação e até mesmo dobra a porcentagem do cronograma da queimada para 2012" — disse Marilene.

Os produtores rurais presentes no seminário participaram de palestras sobre as exigências legais, sistema de controle e cadastramento dos proprietários, critérios para a autorização da queima pelo órgão ambiental do estado e sobre a mecanização propriamente com informações sobre as colheitadeiras, comparando-se a tecnologia atual com a perspectiva de novos métodos.

*Com informações da Folha da Manhã.


Comentários