Tartarugas reabilitadas no Superporto do Açu são devolvidas ao mar.

(Tartarugas reabilitadas no Superporto do Açu são devolvidas ao mar)
Cerca de 30 alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa participaram das oficinas ministradas pela LLX e OSX na última quarta-feira, 06, durante o encerramento da VIII Semana do Meio Ambiente de São João da Barra, realizada pela Prefeitura, no Espaço da Ciência, em Atafona. As oficinas sobre preservação das tartarugas e confecção de papel reciclado foram ministradas por integrantes do Programa Ligado no Ambiente, desenvolvido ao longo do ano pelas empresas do Grupo EBX nas escolas do município. O que mais chamou a atenção das crianças e adolescentes foi a soltura de duas tartarugas no mar de Atafona, que passaram por reabilitação no Centro de Tratamento e Recuperação Quelônios Marinhos instalado no Superporto do Açu.
(Tartarugas reabilitadas no Superporto do Açu são devolvidas ao mar )
Os animais da espécie Chelonia mydas, de aproximadamente 3 anos de idade, ficaram presos em redes de pesca e foram encaminhados ao Centro de Tratamento por pescadores que participam do programa de monitoramento das tartarugas marinhas da LLX e da OSX, realizado de acordo com as diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar. Ao todo são 11 monitores, que percorrem diariamente 62 km de praia no litoral dos municípios de campos dos Goytacazes e São João da Barra. As tartarugas foram tratadas, catalogadas e anilhadas pela equipe multidisciplinar que atua no Superporto 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados. 

A professora Mariângela Zacarias dos Santos, da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, acompanhou o grupo e ressaltou a importância da educação ambiental nas escolas. “Programas como o Ligado no Ambiente são fundamentais para a conscientização dos jovens. Eles devem ser preparados desde cedo para cuidar melhor do planeta. Nossa esperança está nesta geração”, afirmou. 

O Programa Ligado no Ambiente tem como objetivos diagnosticar e melhorar a realidade socioambiental dos alunos de São João da Barra e mostrar como os jovens do município podem se beneficiar com a chegada dos novos empreendimentos no município. O programa é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico-Social e Defesa Ambiental (Andesa). Este ano, o programa foi ampliado para abranger todo o ensino fundamental e conta com a participação de 150 educadores e 2.500 alunos de 15 escolas do ensino fundamental. A primeira fase do programa, em 2011, reuniu 50 profissionais de educação e 1.200 alunos de nove escolas do segundo segmento (6º ao 9º ano). 


*Com informações da LLX.

Comentários