Nota mínima para vaga no Prouni subirá em 2013, informa MEC.


O MEC (Ministério da Educação) subiu a nota mínima necessária para obtenção de uma bolsa no Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece vagas em instituições particulares de ensino superior. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 31, na coluna "educação", da Folha de S. Paulo.

(Ministro da Educação| Arquivo)
De acordo com a publicação, para garantir o benefício, o candidato deverá marcar ao menos 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na média das cinco notas --até então, a nota de corte era de 400 pontos. Além disso, é obrigatório tirar nota diferente de zero na redação.

A mudança foi anunciada na portaria que regulamentará o processo seletivo no primeiro semestre de 2013, publicada no Diário Oficial hoje.

O processo de seleção do ProUni tem uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. O estudante poderá fazer até duas opções de curso e de instituição no ato da inscrição.

O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Momento Verdadeiro| Fonte: Folha de S. Paulo.

Comentários