Perito criminal do caso Thor Batista é afastado pela Justiça.


O Tribunal de Justiça do Rio afastou, nesta quarta-feira (27), o perito criminal responsável pelo laudo, no processo que indicia Thor Batista pela morte de um ciclista na Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, em março do ano passado. O filho do empresário Eike Batista foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) após o atropelamento. As informações são do site G1.
(Foto: Reprodução internet)
De acordo com a publicação, segundo o Tribunal de Justiça, a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Caxias, reforçou a decisão da 5ª Câmara Criminal que anula o documento elaborado pelo perito, que constatou que Thor dirigia a 135 quilômetros por hora. De acordo com a decisão, Hélio Martins Junior "não deverá mais manifestar-se nos autos". Na semana passada, os desembargadores já tinham votado a favor da defesa de Thor, que alegou que o laudo violava a imparcialidade.

Ainda conforme publicação, a juíza frisou ainda que o perito teve, por mais de uma vez, contato direto com o Ministério Público. Isso já seria capaz de "suscitar dúvidas sobre a sua atuação como auxiliar da Justiça neste processo". Daniela Barbosa ainda argumenta que essa relação, entre o perito e a promotoria, "constitui ofensa aos princípios da igualdade processual, do contraditório e da ampla defesa e, bem certo, ao devido processo legal constitucional".

De acordo com o jornal O Dia, o pedido de suspensão foi feito pelos advogados Márcio Thomaz Bastos e Celso Vilardi, que questionam um novo laudo apresentado na última audiência, em dezembro. Os defensores alegam que não tiveram conhecimento prévio do documento. Em depoimento, dado em dezembro, o perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) Hélio Martins Junior confirmou o laudo.

Além de retirar os laudos periciais e o depoimento de Hélio Martins Junior do processo, a magistrada marcou novo interrogatório de Thor Batista para as 13h do próximo dia 12 de março.

Momento Verdadeiro| Fontes: G1/O Dia.

Comentários