Bebê morre após uma suposta reação alérgica depois de ser medicada em SP.

(Reprodução/Foto: Maria Aparecida da Silva e Emilly Kauany)
Um bebê de um mês e dez dias morreu devido a uma suposta reação alérgica após ser medicada no Hospital Municipal de Itirapina, em São Paulo, na noite da última sexta-feira (9). A mamãe da pequena Emilly Kauany, Maria Aparecida da Silva Santos, de 25 anos, registrou um boletim de ocorrência. “A gente não se conforma e só chora. Eu quero justiça para que isso não aconteça com mais ninguém”, desabafou a auxiliar de produção a mãe.

De acordo com a mãe, a bebê estava com diarreia e foi levada ao hospital por volta das 20h. Após passar por consulta, a criança foi medicada com soro teve algumas reações logo depois. “Pedi para chamar a enfermeira, ela falou que aquilo era normal e ainda tirou onda com a minha cara, dizendo que eu era mãe de primeira viagem”, relatou a mãe. 

Maria disse que chamou por outras enfermeiras, que pegaram a menina e levaram para a emergência. De acordo com a mãe, a bebê estava com a boca roxa, tosse e dificuldade para respirar. A criança precisou ser transferida, mas isso só ocorreu por volta das 23h, de acordo com a mãe. Emilly foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Claro (SP). De lá, saiu entubada direto para a Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa, onde não resistiu e morreu após uma parada cardiorrespiratória.

De acordo com informações do G1, o delegado José Francisco Minelli disse que o caso foi registrado como homicídio culposo, mas ele vai aguardar o resultado da autópsia feita no Instituto Médico Legal (IML) de Rio Claro para saber o que realmente aconteceu. “Há um inquérito instaurado, mas vamos esperar o laudo que é fundamental. Se foi um erro, vamos pedir o prontuário e ouvir os funcionários do hospital”, disse.

O corpo da menina chegou a ser liberado para que fosse iniciado o velório em Itirapina, no sábado (10), mas voltou a Rio Claro para que fosse feita uma autópsia no IML depois que os pais registraram o boletim de ocorrência. O resultado do exame deve sair em até 50 dias. (As informações são do G1).