Cientistas acreditam que o cometa Ison pode ter sobrevivido.

Nessa sexta-feira, dia 29 de novembro, cientistas disseram que uma versão menor e mais pálida do cometa Ison pode ter sobrevivido à incineração na coroa solar. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

De acordo com a publicação, desde sua descoberta, em setembro de 2012, o cometa Ison ofereceu várias surpresas. Ele surgiu extremamente brilhante, levando-se em conta sua grande distância até o sol, na época, quando estava além da órbita de Júpiter.

Ao se aproximar, não ganhou o brilho esperado, gerando dúvidas sobre seu tamanho e volume de água contido. O gelo no corpo do cometa se vaporiza com o aquecimento solar, deixando para trás um reluzente fluxo de partículas, a cauda.

Imagens conflitantes do futuro do cometa continuaram até quinta-feira, quando o Ison aparentemente voou perto demais do sol. Sua longa cauda e seu núcleo pareciam ter se vaporizado na fornalha solar, esmagando as esperanças de que um cometa visível a olho nu agraciaria o céu terrestre em dezembro.

Mas, na noite de quinta-feira, o Ison voltou a surpreender.

"Um risco brilhante de material se afastando do sol apareceu no Observatório Solar e Heliosférico da Agência Espacial Europeia e da NASA ainda naquela noite", escreveu a NASA em seu site na sexta-feira.


"A questão continua sendo se isso são apenas destroços do cometa, ou se alguma porção do núcleo do cometa sobreviveu", disse a agência espacial europeia. Análises preliminares sugerem que pelo menos um pequeno núcleo está intacto.

Fonte: Reuters.