Reajuste dos combustíveis: esperado 5% gasolina e 10% diesel.

O preço da gasolina e do diesel pode aumentar nesta sexta-feira (29). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que é presidente do Conselho de Administração da Petrobras, e a presidenta da Petrobras, Graça Foster, estão reunidos a portas fechadas no prédio da companhia, em São Paulo. É esperado um reajuste de 5% no preço da gasolina e de 10% no preço do diesel. Segundo reportagem veiculada pelo Bom Dia Brasil, da TV Globo,preço da gasolina está defasado em relação ao mercado internacional. Essa diferença já causou um prejuízo de R$ 18 bilhões à estatal só este ano.

O governo tem sido bastante criticado por segurar o aumento dos combustíveis na tentativa de controlar a inflação. A medida compromete o resultado financeiro da Petrobras, pois os preços estão abaixo dos praticados no mercado internacional.
No mês passado, Graça Foster anunciou um “gatilho” para reajustar os derivados de petróleo. No encontro também deve ser discutido uma nova metodologia de reajuste automático, que não precise passar pelo conselho, ao que é cobrado em outros países. A presidente Dilma Rousseff aprovou a medida, mesmo contra a vontade de Mantega, que é o presidente do conselho de administração da Petrobras.


(*) Com Agências