Mutirão de cirurgias ortopédicas em 3 hospitais de Campos, RJ.

Campos dos Goytacazes: O Hospital Ferreira Machado (HFM), em parceria com o Hospital Plantadores de Cana e o Hospital Beneficência Portuguesa, está realizando o Mutirão de Cirurgias Eletivas Ortopédicas. De 1º a 25 de fevereiro, foram realizadas 124 cirurgias. A medida colaborou para ampliar o número de leitos disponíveis no HFM, principalmente no feriado de carnaval, já que a unidade é referência para emergência vermelha na região e, nessa época do ano, o número de acidentes aumenta consideravelmente.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, afirma que o HFM começou a realizar cirurgias eletivas em 2011, quando assumiu a presidência da Fundação Municipal de Saúde, órgão que administra a unidade hospitalar. “Agora, o setor de Ortopedia e Traumatologia organizou esse mutirão para acelerar ainda mais o processo, pois, somente as cirurgias do Ferreira Machado não estavam atendendo a demanda, que aumentou muito”, explicou.

De acordo com o coordenador do serviço de Ortopedia e Traumatologia do HFM, o médico ortopedista Marcos da Silva Gonçalves, uma equipe formada por 25 ortopedistas e anestesistas atua no mutirão. A expectativa é, em março, ultrapassar o número de procedimentos realizados no mês de fevereiro.

- Mensalmente, realizamos um número bem maior de cirurgias de urgência e emergência no Hospital Ferreira Machado. Elas continuam sendo realizadas, pois somos porta de entrada para casos como esses. É muito grande o número de acidentes e idosos com fraturas, por exemplo. Atendemos quase um milhão de habitantes de toda a região, inclusive pacientes de Quissamã vêm para Campos. Por isso, para dar vazão a essa demanda, acordamos esse mutirão com Doutor Chicão e com os hospitais, que nos atenderam prontamente – afirmou.


Nesta sexta-feira (28), o paciente Carlos Alberto Garcia, 66 anos, passou pela cirurgia, após um acidente de motocicleta. “Nosso pai fez todos os exames e procedimentos aqui mesmo no Ferreira Machado e foi muito bem tratado pelos enfermeiros e por toda equipe médica, tudo  dentro do tempo previsto, não faltou nada. A gente agradece a toda equipe do hospital e ao Dr. Chicão”, disse o filho Jorge Luiz Machado Garcia. O mutirão volta a acontecer após o feriado de carnaval, na quinta-feira (6).

Por Kamilla Uhl.

Comentários