Com Doodle, Google homenageia Pixinguinha no Dia Nacional do Choro.

23 de abril é o Dia Nacional do Choro, é também o aniversário de Pixinguinha. Para celebrar a data o Google criou um Doodle especial para homenagear o renomado flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

De acordo com informações divulgadas pela enciclopédia livre 'Wikipédia',  Pixinguinha aprendeu música em casa, fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Vianna). Pixinguinha integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito batutas, muito ativo a partir de 1919. Na década de 1930 foi contratado como arranjador pela gravadora RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de cantores como Francisco Alves ou Mário Reis. No fim da década foi substituído na função por Radamés Gnattali. Na década de 1940 passou a integrar o regional de Benedito Lacerda, passando a tocar o saxofone tenor. Algumas de suas principais obras foram registradas em parceria com o líder do conjunto, mas hoje se sabe que Benedito Lacerda não era o compositor, mas pagava pelas parcerias. "Carinhoso" e "Lamentos" são alguns dos choros mais famosos de Pixinguinha. Outras composições, entre centenas, são "Rosa", "Vou vivendo", "1 x 0", "Naquele tempo" e "Sofres porque Queres".


Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de abril de 1897 e morreu em 17 de fevereiro de 1973, na igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, quando seria padrinho em uma cerimônia de batismo. O saxofonista foi enterrado no Cemitério de Inhaúma. Com informações da Wikipédia.

Comentários