FAB comemora Dia da Aviação de Caça.

A Aviação de Caça Brasileira comemora nesta terça-feira, dia 22, os sessenta e nove anos da participação do 1º Grupo de Aviação de Caça (GAVCA) na Campanha da Itália. Nesta ocasião, o Grupo realizou quarenta e quatro missões de Guerra, tendo destruído mais de cem alvos como pontes, balsas, veículos motorizados, fortificações e outros.


Em termos de história, este dia sintetizou o esforço de pilotos brasileiros, liderados pelo Tenente Coronel Nero Moura,  para a expulsão definitiva das forças inimigas do Vale do Rio Pó, localizado no norte da Itália. 

A partir dessa experiência a Aviação de Caça Brasileira evoluiu em seus equipamentos, táticas e técnicas. Neste contexto,  a aeronave GRIPEN, no Projeto FX-2, representa um avanço na capacitação técnica, bem como por parte de todo o sistema logístico.

O desenvolvimento de mísseis como o MAR (Míssil Anti-radiação) e o A-Darter (de Quinta Geração) demonstram a preocupação nacional com o seu Poder Militar.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook

Diante da responsabilidade da profissão militar, e no contexto em que a Força Aérea está inserida, a trajetória da  Aviação de Caça Brasileira, busca a vanguarda da aviação de caça mundial, com vetores modernos, de avançada aviônica embarcada, sistemas de auto defesa de última geração e com a capacidade de integração a armamentos de ponta.

Fonte: Site da Força Aérea Brasileira | Foto: Divulgação.

Comentários