Sobe para 46 o número de mortos em naufrágio na Coreia do Sul.


Sobe para 46 o número de vítimas do naufrágio de uma balsa na costa da Coreia do Sul, as equipes de mergulhadores que trabalham nas buscas por desaparecidos resgataram mais dez corpos neste sábado, dia 19 de abril. Os corpos foram encontrados após os mergulhadores conseguirem acessar o interior da embarcação, após três dias de tentativas frustradas devido ao vento e às fortes correntes marítimas do local, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades coreanas. 

A balsa, com 475 passageiros e tripulantes, virou na última quarta-feira, no trajeto entre o porto de Incheon e a ilha turística de Jeju. Viajavam na balsa 340 alunos e professores do Colégio Danwon, de Ansan, na periferia de Seul. Mais de 250 pessoas, a maioria estudantes que fariam uma viagem de feriado, estão desaparecidas. Apenas 174 pessoas foram resgatadas com vida entre os cerca de 470 a bordo. 
De acordo com informações do portal "iG",  a Guarda Costeira, a Marinha e alguns mergulhadores individuais atuam no local do acidente, a cerca de 20 quilômetros da costa sudoeste da Coreia do Sul. Antes, equipes de resgate martelaram o casco emborcado da embarcação, na esperança de receber a resposta de algum sobrevivente preso lá dentro - o que não ocorreu, segundo relato da imprensa local.

Embora o local do naufrágio seja relativamente raso (menos de 50 metros), ele é muito perigoso para os cerca de 150 mergulhadores. Não há explicação oficial para o naufrágio, que está sendo investigado. A balsa, fabricada há 20 anos no Japão, fazia uma rota muito percorrida, e não havia baixios ou pedras nos arredores imediatos do trajeto habitual.

Fontes: AP e Reuters e iG | Foto: Divulgação/Reuters.

Comentários