Serra Leoa sofre com epidemia do vírus ebola.

Africa Ocidental Serra Leoa declara estado de emergência por epidemia do ebola.


Segundo informações do Jornal Hoje, da TV Globo, além de Serra Leoa, Guiné e Libéria também sofrem com epidemia do ebola. O médico brasileiro Paulo Reis, um dos 300 profissionais da Organização Médicos Sem Fronteiras que atuam no continente africano, disse que a doença está descontrolada nestes países."Com certeza está fora de controle e os outros países da região tem um sério risco de começar apresentar casos também".

De acordo com o especialista,  a população tá desinformada em relação a doença: "eles tem suas crenças e algumas dessas crenças, alguns desses hábitos são hábitos que infelizmente favorecem muito a transmissão do ebola. Quando alguém morre, existe um contato muito grande com o corpo do falecido", explicou o médico.


Ao "Jornal Hoje", Dr. Paulo Reis também falou sobre a proteção da equipe médica que atua no local: “A gente trabalha com uma roupa completa de segurança, aquela roupa totalmente impermeável que cobre cada parte do corpo. Existe sempre uma desinfecção de pés e mãos sempre que a gente sai ou troca de uma área pra outra área. Até mesmo quando vai descansar, não aperta mao, nao tem contato pessoal, contato físico.

Sobre o risco do vírus ebola contaminar outros continentes, o médico disse: "Europa e Brasil, em termos de saúde pública não, em termos de caso esporádico sim. Sempre existe essa possibilidade. Mas em termos de várias pessoas afetadas, não. Eu não acredito".

Siga o Momento Verdadeiro no  Facebook Twitter.

Comentários