IPhone da Apple permite extração de dados dos usuários, diz pesquisador.


O pesquisador Jonathan Zdziarski, mostrou durante uma apresentação na conferência Hackers on Planet Earth, na semana passada, que funcionários da Apple podem ter acesso a dados pessoais de usuários de iPhones, incluindo mensagens de textos, listas de contatos e fotos, e como os serviços têm acesso a vasta quantidade de dados. De acordo com ele, os usuários não recebem notificação de que os serviços estão sendo executados e também não tem autorização para desabilitá-los. 

As técnicas utilizadas para contornar a criptografia podem ser usadas por autoridades ou outros que têm acesso a computadores tidos como confiáveis. Não há como usuários de iPhone saberem quais computadores receberam antes o status de confiável através do processo de backup ou como bloquear conexões futuras. 

Em sua defesa, a Apple afirmou que o iOS foi desenvolvido para que as funções de diagnóstico não comprometam a privacidade e segurança dos usuários, "mas para que ainda forneçam as informações necessárias para os departamentos de TI corporativos, desenvolvedores e a Apple para solucionar problemas técnicos", disse a Apple"Um usuário precisa ter desbloqueado seu dispositivo e concordado em confiar em outro computador para que esse computador possa acessar esses dados limitados de diagnóstico", completou a companhia. 

O analista da indústria de segurança Rich Mogull disse que o trabalho de Zdziarski foi alardeado em excesso, mas está tecnicamente correto. "Eles estão coletando mais (dados) do que deveriam, e a única maneira de conseguir isso é comprometendo a segurança", disse Mogull, presidente-executivo da Securosis.

Curta nossa página no  Facebook Twitter.

(Com informações do site Bondenews/ Reuters).

Comentários