Mediadores de Lula e Campos conversam sobre apoio a Dilma em possível segundo turno.


Em um cenário divulgado pela pesquisa do Instituto Datafolha junto aos eleitores, sobre um possível embate entre os candidatos Dilma Rousseff, do PT e Aécio Neves, do PSDB, no segundo turno das eleições presidenciais, levou interlocutores da campanha petista a conversar com um dos coordenadores do comitê de Eduardo Campos, do PSB, neste final de semana. Campos, que nunca perdeu o contato com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está mais disposto a conversar, segundo o que apurou a reportagem do Correio do Brasil. 

Os 38% de intenções de voto para o ex-governador pernambucano, caso chegasse a disputar um segundo turno das eleições presidenciais, segundo um dos analistas do grupo de marketing do PT, credenciam Campos a ocupar um posto de destaque no provável segundo mandato da atual presidente da República. Amigo pessoal do ex-presidente Lula, e do candidato tucano, senador Aécio Neves (MG), Campos tem tentado superar a condição de pêndulo na balança eleitoral, mas vê sua situação financeira ficar mais difícil, na medida em que seu desempenho nas pesquisas segue estagnado na casa dos 8% de votos possíveis.


Ainda segundo a publicação, Campos tem percebido a perda de interesse do empresariado e dos grandes grupos econômicos, ligados ao campo da direita – que ele busca acessar com o discurso de que sua campanha está longe dos objetivos outrora socialistas da legenda que o abriga – e percebe que os recursos para a reta final da corrida às urnas estão cada vez menores. O que é o pior, a captação dos últimos meses e as perspectivas de novos financiadores têm seguido na mesma direção.

À Justiça Eleitoral, Campos previu um gasto de até R$ 150 milhões no financiamento da campanha, recurso que esperava captar com mais facilidade junto aos empresários que, cada vez mais, demonstram um profundo aborrecimento com a política econômica da presidente Dilma Rousseff. Ele esperava se beneficiar com o apoio de quem acredita que o crescimento pífio do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano será o melhor combustível contra sua provável reeleição.

As tendências eleitorais, no entanto, mostram que a direita tende a se concentrar em Aécio Neves, o que deixa a campanha de Eduardo Campos na posição de coadjuvante em qualquer dos lados para o qual pender, se chegar em terceiro no pódio eleitoral. O tom da conversa de Campos com a equipe de Dilma, segundo observador independente da cena política, tem sido de cautela, pois há ainda o fator Marina Silva, que divide com o PSB a preferência de um eleitorado que, mesmo afastado de Dilma, não fecha com Aécio Neves em um primeiro plano. A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente na gestão do presidente Lula ingressou na campanha de Campos em outubro do ano passado e o levou à presença de fazendeiros, banqueiros e investidores, como uma promessa na oposição a Dilma.

Campos, no entanto, tem visto a situação mudar rapidamente nas últimas semanas, quando parte de seus prováveis patrocinadores passaram a ver que Dilma é favorita indiscutível para estas eleições, como demonstram os números das pesquisas eleitorais. Diante dos fatos, os grandes empresários tendem a dividir suas doações entre ela e seu adversário direto, Aécio Neves.

"A campanha está começando agora e há muito para acontecer. O custo da campanha é elevado, mas não é nossa ambição atingir o teto de arrecadação de R$ 150 milhões. É difícil competir com partidos mais estruturados" confessou o economista Henrique Costa, tesoureiro da campanha de Eduardo Campos, a Folha de S. Paulo, em sua última edição. A mesma dose de certeza que mobiliza o empresariado para contribuir com a campanha de Dilma Rousseff tem sido suficiente para adoçar a conversa com Eduardo Campos. Desde o lançamento da campanha de Eduardo Campos, Lula tem evitado críticas mais contundentes ao ex-aliado, na esperança de tê-lo de volta caso seja necessário o apoio dele em um segundo turno. A recíproca também é verdadeira para Campos, que rasga elogios a Lula na mesma proporção em que critica a adversária petista.

Curta nossa página no  Facebook Twitter.

Fonte: Correio do Brasil.

Comentários

  1. Tudo farinha do mesmo saco, bando de aproveitadores discarrados que um dia falam mau um dos outros no outro dia estão se beijando.

    ResponderExcluir
  2. Politico é igual talharim só esta duro fora da panela mais depois que se integra é tão similar que se torna impossível identificar tal a semelhança, o importante é levar vantagem CARATÈR foi extinto no parlamento brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. O mais difícil em uma campanha de milhões é ver o patrimônio declarado ao TSE, já penso em doar a Presidenta meu PÁLIO 2002, pois a coitada possui um FIAT TIPO 1995 e um apartamento de cooperativa na periferia de Porto Alegre, só falta o cartão de minha casa melhor para adquirir um tablet CCE em 24 prestações nas casas BAHIA, quanto miserê. ELEITOR SABE DE NADA, INOCENTE. !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.