Reconstituição mostra como corpos eram incinerados na Usina de Cambaíba em Campos, RJ.


Rio (Campos dos Goytacazes) -  Nesta terça-feira, dia 19 de agosto, o Ministério Público Federal (MPF), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), conduziu o ex-delegado da Polícia Civil do Espírito Santo, Cláudio Guerra, onde corpos de militantes políticos contrários à Ditadura Militar teriam sido incinerados. Segundo informações do "G1", a reconstituição do crime durou aproximadamente uma hora .  

Claudio Guerra, que era agente do Serviço Nacional de Informações (SNI), participou da ação e explicou em detalhes como os corpos eram levados para as fornalhas. Os presos políticos foram torturados e assassinados na 'Casa da Morte' em Petrópolis, na Região Serrana do Estado, e queimados na Usina de Açúcar Cambaíba, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. 
Durante a reconstituição, manequins foram usados como modelos para que o ex-delegado explicasse como tudo acontecia. Guerra disse que os corpos chegavam em caminhonetes e eram queimados durante a noite, quando havia pouco movimento de funcionários. Pelo menos 12 pessoas teriam sido incineradas em Campos. A reconstituição fez o MPF concluir que era possível queimar os corpos nas fornalhas. “Os corpos chegavam em sacos plásticos pretos amarrados com cordas. Ninguém desconfiava que estávamos queimando pessoas. O movimento era disfarçado porque sempre haviam funcionários alimentando os fornos com lenha. O odor forte do vinhoto mascarava o cheiro”, explicou Cláudio Guerra.

Segundo o procurador da república, Eduardo Oliveira, a ideia de incinerar corpos da Ditadura surgiu através de Cláudio Guerra e do coronel Freddie Perdigão Pereira, morto em 1998. Perdigão pertencia ao Exército Brasileiro e seria um dos chefes da 'Casa da Morte', onde, pelo menos, 22 presos políticos podem ter sido executados.
(Foto: Letícia Bucker/G1 - Reprodução)
Ainda de acordo com o procurador, a intenção do MPF é estabelecer, ou não, uma ligação entre o Exército Brasileiro e a Usina de Cambaíba, àquela época. “A gente pretende conseguir, até o final deste ano, dar uma resposta à sociedade se houve, ou não, incinerações em Campos. A família do proprietário da usina e as família das pessoas que desapareceram, estão há anos anos nesta incógnita. A nossa intenção é conseguir dar uma resposta e que a sociedade conheça os fatos”, comentou.

Cláudio Guerra disse que o Exército não é o culpado, mas os integrantes daquela época sim. “O que aconteceu é que erramos e agora temos que confessar e pedir perdão à nação. Hoje, a ideia é outra, as forças armadas são outras, há uma nova mentalidade, mas no passado houve o erro. Temos que confessar esses erros e tentar mudar. A minha confissão de participação é para tentar ajudar a esclarecer o que realmente aconteceu. Esta é uma história que precisa ser passada a limpo. Por isso a minha confissão. Os outros envolvidos não se expõem por temor a cadeia. Outras  pessoas também podem ajudar a contar essa história”, disse. 

O procurador Eduardo Oliveira explicou que Cláudio Guerra confessou ser um braço do regime militar e também assumiu a autoria do assassinato do tenente Odilon, morto em Cambaíba. Depois de uma discussão na Usina, Cláudio Guerra sacou a arma e assassinou o tenente.

Perguntado como era voltar ao local onde ajudou a incinerar os corpos, o ex-delegado, que atualmente é pastor evangélico, disse que mantém a sobriedade enquanto ajuda a esclarecer os fatos, mas que espera o perdão de Deus. “Deus perdoa os nossos pecados se nós os confessarmos sinceramente. Do homem, eu não sei o que vai acontecer. Só Deus que vai poder dizer. Processado eu não sei se vou ser, pois pela lei do tempo o crime está prescrito. Mas, passa um filme na minha cabeça”, comentou, Guerra.

Curta nossa página no  Facebook Twitter.

“Pode ser que o MPF denuncie o ex-delegado. Nossa intenção é mover uma ação civil pública, pra responsabilizar o Governo por essas mortes, ou mesmo, denunciar criminalmente Cláudio Guerra e outros envolvidos. O fato dele estar colaborando não o isenta de uma ação criminal por parte do Ministério Público Federal. O MPF o considera assassino e quer vê-lo na cadeia, independente das razões dele”, disse Eduardo Oliveira.

Fonte: G1

Arquivo do Momento Verdadeiro (2010): Reportagem em Cambaíba.

Comentários