Meio milhão de refugiados devido à crise no leste da Europa.


O clima de tensão e violência na Ucrânia forçou mais de meio milhão de pessoas a abandonarem as suas casas, informou, nesta terça-feira, o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

De acordo com o porta-voz da ACNUR, Adrian Edwards, pelo menos 260 mil pessoas estão deslocadas dentro da Ucrânia e, de acordo com Moscovo, outras procuraram asilo em solo russo. Porém, o responsável alertou para a hipótese dos números serem "superiores", ressaltando que "muitos estão em casa de familiares e amigos e optaram por não se registar" como refugiados. 

Segundo informou o site abola.pt, no mesmo dia, também António Guterres fez declarações acerca do assunto. O Alto-comissário da ONU para os Refugiados alertou para as graves consequências de uma escalada da crise na Ucrânia, que já matou 2600 pessoas desde meados de abril. "Se esta crise não for rapidamente travada, terá não apenas consequências humanitárias devastadoras, como o potencial de desestabilizar toda a região. Depois das lições dos Balcãs, é difícil de acreditar que um conflito destas proporções podia desenvolver-se no contente europeu", destacou Guterres.


Curta nossa página no  Facebook Twitter .
Com informações do site abola.pt.

Comentários