Evo Morales é reeleito para 3º mandato na Bolívia.

O atual presidente da Bolívia, Evo Morales, vencedor das eleições realizadas na semana passada, foi declarado pelo Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia (TSE) reeleito após contagem de votos oficial concluída perto da meia-noite de sábado. De acordo com os resultados divulgados pelo TSE com 99,82% dos votos apurados, Morales, do Movimento ao Socialismo (MAS), obteve 61,04%, seguido pelo magnata do cimento Samuel Doria Medina, da aliança de centro-direita da Unidade Democrática (UD), com 24,49%.

Conforme noticiou o Estadão, o ex-presidente Jorge Quiroga, do Partido Democrata Cristão (PDC), ficou em terceiro lugar, com 9,07%, seguido pelo ex-prefeito de La Paz Juan del Granado, da sigla de esquerda Movimiento Sin Miedo (MSM), com 2,72%. O líder indígena do leste do país Fernando Vargas, do Partido Verde, ficou com 2,69% dos votos. Com esse resultado, Morales, que se elegeu pela primeira vez em 2006, ganhou um terceiro mandato até 2020 e conquistou dois terços das cadeiras na Assembleia Legislativa.


A oposição teme que o presidente use essa maioria para encaminhar uma emenda constitucional que autorize nova reeleição. Nos termos da Constituição atual, a nova gestão deve ser a última para o presidente. Qualquer mudança deve ser aprovada por referendo.

Em 22 de janeiro de 2015, quando assumirá o seu terceiro mandato, Morales se tornará o presidente que governou mais tempo consecutivamente desde o Marechal Andrés de Santa Cruz, fundador da pátria e um dos primeiros presidentes (1829-1839).

A presidente do TSE boliviano, Wilma Velasco, disse que não era possível fechar a contagem em 100% no momento, porque a votação será repetida no dia 26 de outubro em 49 mesas, mas os números não devem influenciar o resultado final.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias

Fonte: Estadão.

Comentários