Lula entre em cena para dar peso à campanha de Dilma.

Após fazer campanha em Belo Horizonte na semana passada com um discurso acirrado criticando o candidato do PSDB, Aécio Neves, justamente no domicílio eleitoral deste, na terça-feira, Lula investiu seu capital político onde é mais forte – seu estado natal no Nordeste. Conforme destacou o site da agência 'BBC', o "padrinho eleitoral" de Dilma Rousseff, do PT, pôs o pé na estrada e voltou aos palanques.

O ex-presidente acompanhou Dilma em três visitas a Pernambuco, um colégio cujo voto ainda está dividido após a morte de Eduardo Campos e a saída de cena de Marina Silva – e com o PSB agora encampando a campanha de Aécio.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.


Estratégia Política - Pernambuco foi o único Estado nordestino em que Dilma não venceu no primeiro turno - Marina ficou em primeiro lugar, com 48% dos votos, contra 44% dados a Dilma, e 5,9%, a Aécio.


Enquanto o partido de Campos busca usar sua influência no Estado em favor do candidato do PSDB, Lula entre em cena pessoalmente para dar peso à campanha de Dilma.

Lula e Dilma começaram o dia em Petrolina, onde a presidente falou sobre os programas do PT para enfrentar as secas, e seguiu para Goiana, onde visitou a nova fábrica da Fiat – que está sendo construída após acordo firmado no governo Lula
.
O dia terminou com uma grande caminhada, que levou pelo menos 30 mil pessoas para o centro histórico do Recife, segundo estimativas da campanha, seguindo o carro de som que levava Dilma, Lula e o séquito de políticos que os acompanhavam.


Há duas semanas, uma pesquisa do Datafolha afirmou que o ex-presidente é o "padrinho" com o maior potencial de transmissão de votos em comparação com outro ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, "cardeal" do PSDB.

E uma prova do carisma de Lula foi dada em Goiana: em seu comício na cidade, ele foi apresentado como presidente pelo mestre de cerimônias e recebido calorosamente pelas milhares de pessoas que esperaram mais de duas horas pelo início do evento. Ao começar o seu discurso, foi interrompido por um corinho de "olê, olê-olê, olá, Lu-lá, Lu-lá".

Fonte: BBC - Júlia Dias Carneiro/Enviada especial da BBC Brasil a Goiana (PE)

Comentários