Barbosa pede a irmão para receber por ele medalha na Câmara dos Deputados.

Política - O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, será homenageado nesta quarta-feira (26) pela Câmara dos Deputados. O ministro aposentado é considerado uma personalidade que divide opiniões no meio político.
Barbosa ser condecorado com a "Medalha Mérito Legislativo", criada em 1983, considerada a maior honraria concedida pela Câmara. Barbosa, no entanto, informou à Casa que não comparecerá à cerimônia, sendo representado por seu irmão. Segundo a assessoria da Câmara, Barbosa não informou o motivo da ausência.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.


De acordo com informações da 'Folha de São Paulo', em uma de suas últimas passagens pelo Congresso antes de deixar o STF, Barbosa foi alvo de um protesto pelo deputado André Vargas (sem partido-PR), que na época era vice-presidente da Casa e filiado ao PT.


Segundo a publicação, sentado ao lado do ministro, Vargas reproduziu o gesto de punho cerrado que foi adotado pelos petistas presos no processo do mensalão, e que virou símbolo da campanha contra o resultado do julgamento.

Além de Barbosa, a homenagem será conferida a outras 92 pessoas, entre políticos, cantores, personalidades e instituições. Entre os agraciados estão Eduardo Jorge (PV), que disputou a Presidência da República, Renata Campos, mulher do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em acidente aéreo durante as eleições, o governador eleito do Maranhão Flávio Dino (PC do B) e o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Com informações da Folha de S. Paulo.

Comentários