Morre o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.



São Paulo - Morre Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça. O advogado e ex-ministro da Justiça, de 79 anos, faleceu no Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado desde terça-feira (18) para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (20), de acordo com o telejornal 'Bom Dia Brasil'.

Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bastos foi ministro da Justiça. Ele era formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na turma de 1958 e atuou na acusação dos assassinos de Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves.

Bastos defendeu ex-dirigentes do Banco Rural durante o julgamento do mensalão. Na época, ele entrou com reclamação contra o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, questionando o fato de Barbosa não ter levado pedidos da defesa dos réus para análise do plenário do STF. O advogado atuou também na defesa do médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por 48 ataques sexuais a 37 vítimas.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Em  1990, após a eleição do presidente Fernando Collor, integrou o governo paralelo instituído pelo Partido dos Trabalhadores como encarregado do setor de Justiça e Segurança.  Em 1992, participou ao lado do jurista Evandro Lins e Silva da redação da petição que resultou no impeachment de Collor.


É fundador do movimento Ação pela Cidadania, juntamente com Severo Gomes, Jair Meneghelli e Dom Luciano Mendes de Almeida. É fundador do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

Com informações do Bom Dia Brasil e G1.

Comentários