Mozilla anuncia nova parceria com o Yahoo, Yandex e Baidu.



Parece que depois de 10 anos com o Google, a Mozilla resolveu mudar e anunciou nesta quinta-feira, 20/11, uma parceria para tornar o Yahoo a sua ferramenta de busca padrão no desktop e nos aparelhos móveis, nos EUA. A nova parceria com o Yahoo, Yandex e Baidu, rompe com a prática de ter apenas uma ferramenta de busca pré-instalada no navegador. Contudo, não significa que as duas empresas - Mozilla e Google - tenham cessado inteiramente a sua colaboração, espera-se que pelo menos na Europa o Firefox continue utilziando o Google.

Além disso, em dezembro o Yahoo vai lançar uma nova função de busca melhorada para os usuários do Firefox e também vai passar a suportar funções de Do Not Track, contra rastreamento. O acordo entre as gigantes também abre espaço para futuras integrações dos seus produtos. No entanto, tudo indica que a parceria irá durar pelo menos cinco anos. Inicialmente deverá estar limitada aos EUA, não se sabendo ainda se a Mozilla espera disponibilizar o motor de busca da Yahoo noutros cantos do mundo, mas ambas preferiram fazer segredo sobre isso, por enquanto.
A novidade é um salto significativo para o Yahoo, que tem apenas 10% das buscas na web, uma vez que o CEO da Mozilla, Chris Beard, informou recentemente que os usuários do Firefox realizam mais de 100 bilhões de pesquisas na Internet por ano. Apesar de ter perdido mercado nos últimos anos, especialmente para o Google Chrome, o Firefox ainda é o browser escolhido por cerca de 17% dos internautas.

A parceria significa que o Yahoo vai virar o mecanismo padrão do Firefox nos EUA, mas Google, Bing, DuckDuckGo, eBay, Amazon, Twitter, e Wikipedia aparecerão como opções alternativas por lá. 

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Com informações do Jornal I e DIGNow

Comentários