Com apenas 23 anos, a timoneira Martine Grael chega ao topo do mundo.


Esporte - Martine Grael é a timoneira do barco 49er no qual compete com a proeira Kahena Kunze. As duas têm apenas 23 anos e foram eleitas melhores velejadoras do mundo em 2014, pela Federação Internacional da modalidade (ISAF, na sigla em inglês). Para se ter ideia, o pai de Martine, Torben Grael, um dos maiores nomes da história do esporte chegou a esse título de melhor do mundo quando já estava com 49 anos, em 2009. Robert Scheidt tinha os outros dois títulos pelo Brasil – de 2001 e 2004.

O ano de 2014 começou firme, como lembra Martine, somando títulos um atrás do outro. “Campeonato Americano, as Copas do Mundo de Miami, Plama de Mallorca, na Espanha, e de Hyèrs, na França, a Semana Olímpica de Garda Trentino (lago da Itália)”, disse. Assim, antes da metade do ano, seguiam comandando o ranking mundial.

Depois do Europeu, do qual tinha o título, a dupla teve uma ligeira baixa, segundo Martine Grael. Mas veio o evento-teste “Aquece Rio”, em agosto, quando a dupla levou o título. “Depois, veio o Mundial e a gente ganhou”, simplifica Martine, sobre o título da 49er.

Para 2015, o plano – traçado juntamente com o técnico espanhol Javier Torres – é tentar seguir com os bons resultados, mas principalmente mantendo a regularidade. “Temos alguns campeonatos-alvo para o ano pré-olímpico”, resume. Mais informações no blog Momento Verdadeiro-Esportes. Leia aqui.

Brasil tem seu primeiro campeão mundial no surfe, Gabriel Medina.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter .