Verão começa com altas temperaturas e expectativa de chuva forte.

O verão começou oficialmente às 21h03m (horário de Brasília) deste domingo, dia 22 de dezembro. No Rio de Janeiro, a temperatura passou de 30 graus e na Zona Oeste da cidade a sensação térmica ficou em 55º.


Este ano, com o calor e a alta umidade, as chuvas devem ser mais frequentes do que no verão passado. "Vai chover mais, pelo menos mais que o ano passado porque nesse verão nós estamos prevendoa chuva dentro da meta histórica", disse Valdo Marques, meteorologista da UENF.

Segundo o meteorologista, as chuvas devem amenizar a situção da falta de água, mas não devem atingir a plenitude dos reservatórios porque só a chuva de janeiro e fevereiro que vai ser importante para isso.

Conforme noticiou a GloboNews, em São Paulo o último verão foi o mais quente em 71 anos de medições meteorológicas. A falta de chuvas deixou os reservatórios secos e gerou uma grave crise de falta de água durante todo o ano.
No Rio de Janeiro, o calor do último verão foi o maior em 50 anos. Nos próximos meses deve haver mais frentes frias nas regiões Sul e Sudeste e Centro-Oeste, mas no Norte e no Nordeste a situação deve ser diferente. "Na região Norte nós estamos prevendo chuvas menor do que histórica. No Nordeste também. Então significa que nós estamos esperando seca no Nordeste esse ano", explicou Valdo Marques.

Momento Verdadeiro com informações da GloboNews.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter .