Fantástico exibiu a série 'O Mundo Secreto dos Bebês'.

Televisão - Neste domingo, 25 de janeiro, o Fantástico, da TV Globo, exibiu o último episódio da série "O mundo secreto dos bebês". O documentário foi produzido pela BBC. A rede britânica juntou tudo o que há de mais recente nas descobertas sobre o desenvolvimento humano - do nascimento até os 2 anos de idade. 


No primeiro episódio, após falar sobre a vida do bebê dentro do útero, o Fantástico também exibiu a história de Kate, uma inglesa que tinha como hábito levar seu filho de 6 meses para passear em um píer, mas uma tragédia aconteceu. Relembre, aqui. No segundo episódio, o Fantástico trouxe mais detalhes sobre o Mundo Secreto dos Bebês. "Tocar, comer, engatinhar e depois andar. Todo esse desenvolvimento físico requer um esqueleto cada vez mais firme. Sabia que quando os bebês nascem eles têm cerca de 70 ossos a mais do que os adultos? Leia, aqui.

Hoje o Fantástico mostrou que os bebês começam aprender a falar ainda no útero, onde escutam sons. "Logo depois do parto, ele já é capaz de identificar o idioma e até o sotaque da mãe. E depois do choro, essa supereficiente arma da linguagem, os pais ganham um presente: o primeiro sorriso.Uma habilidade inata. Bebês que nascem cegos também sorriem. E acredite se quiser: quando eles começam a rir, podem gargalhar mais de 200 vezes por dia".

Estudos recentes mostram que os bebês entendem o triplo das palavras que conseguem falar. Os pesquisadores estão cada vez mais espantados com as habilidades ocultas dos bebês. Aos seis meses, os bebês conseguem decifrar as sutis diferenças entre os 150 sons que formam todos os idiomas do mundo. Ou seja, eles nascem aptos a falar qualquer língua. E começam esse aprendizado não pelo som, mas pelo formato. O formato da nossa boca ao falar cada palavra é cuidadosamente imitado. "E olha que uma única palavra exige que 70 músculos diferentes trabalhem em uma sequência precisa. O treinamento começa com aquela linguagem secreta deles. Você já percebeu que os bebês brincam de conversar. Usam entonações diferentes em palavras sem nenhum sentido. Mas novos estudos garantem: esse bate-papo significa muito para formação da linguagem", diz o documentário. Veja a reportagem no site do Fantástico, aqui.