Facebook flexibiliza opções de gênero em perfis no Brasil.

Facebook flexibiliza opções de gênero em perfis no Brasil. A rede social de Mark Zuckerberg anunciou uma flexibilização total das opções de gênero em perfis de seus usuários no Brasil. Em vez de terem apenas duas alternativas, masculino ou feminino, os brasileiros poderão escolher a opção de gênero "personalizado".

Conforme noticiou a 'BBC', isso permite optar por 17 alternativas, como mulher ou homens trans, ou ainda inserir a opção que deseja caso ela não esteja nesta lista prévia. Também será possível tornar esta informação pública ou visível apenas para determinados grupos de amigos selecionados pelo próprio dono do perfil.


Os membros da rede social no Brasil ainda poderão escolher o tipo de pronome associado a seu perfil, optando por masculino, feminino ou neutro.

O Brasil é o 11º país onde esta mudança ocorre desde que estreou, nos Estados Unidos, onde fica a sede do Facebook, em abril do ano passado – os outros são Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Austrália, França, Argentina, Canadá e Dinamarca. "Demoramos um pouco para aplicar aqui, porque buscamos grupos locais voltados à questão de gênero para debater e ouvir sugestões", afirma Bruno Magrani, diretor de políticas públicas do Facebook Brasil. "O usuário precisa de liberdade para se expressar de forma autêntica, e esta novidade permite que a pessoa declare seu gênero como achar melhor."

Ainda de acordo com a BBC, o deputado estadual Jean Wyllys (PSOL-RJ) foi convidado para a empresa para auxiliar na elaboração implementação da novas opções de gênero. Wyllys indicou Berenice Bento, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a especialista em questões de gênero, para auxiliar neste trabalho. "Pode parecer uma mudança banal para quem não está envolvido neste universo, mas essa dimensão pública da identidade de gênero é algo muito importante para os transexuais e suas famílias", afirma Wyllys.


O político defende que ter esta possibilidade numa rede social também é relevante, porque hoje o mundo analógico e digital se confundem e a internet tem um papel central na vida das pessoas. "Disse à empresa para se preparar, porque será alvo de ataques conservadores na internet, mas acredito que eles estão no caminho certo", diz Wyllys.

Curta o M.V no Facebook e Siga no Twitter.
Clique Aqui e Leia Mais Notícias.

Fonte: BBC